Geral

13 de 04 de 2022, 17:38

Diário

Reabilitação das termas de Caldas de Aregos já pode avançar e vai custar mais de 5 milhões de euros

Tribunal de Contas concedeu o visto prévio ao contrato da empreitada, que tem um investimento superior a 5,7 milhões de euros

caldas de aregos resende

O Tribunal de Contas aprovou a empreitada de reabilitação e reconversão parcial do Edifício Termal de Caldas de Aregos, em Resende, anunciou a Câmara, que disse que o visto permitiu “a concretização do maior investimento no concelho de Resende desde há 24 anos”.

A obra, no valor de mais de 5,7 milhões de euros, já foi adjudicada ao empreiteiro e conta com o apoio de fundos comunitários, visando a reabilitação integral do edifício.

O presidente da autarquia, Garcez Trindade, revelou que a obra “vai avançar no terreno brevemente”. “Trata-se de uma obra muito importante para o concelho e do maior investimento realizado desde a construção da Ponte da Ermida, sendo, também, a obra mais imponente, do ponto de vista financeiro, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa”, disse.

O autarca prometeu que a empreitada “irá permitir dar nova vida a Caldas de Aregos, transformando-a na estância termal do Douro e afirmando-a como um destino preferencial na área da saúde e bem-estar, aumentando a atratividade turística no concelho”.

Segundo a Câmara, a obra visa modernizar a oferta termal de Caldas de Aregos, “aumentando o número de valências funcionais e criando outros serviços complementares, indo ao encontro da sua estratégia de localização na região do Douro e da existência do seu melhor recurso que é a água natural mineral”, com a construção de um espaço de spa e bem-estar e outro de alojamento termal para prolongar a permanência dos aquistas na zona.

“Serão, ainda, criadas novas valências, como piscina exterior, sauna/banho turco, cosmética, espaços de apoio (sala de conferências, cafetaria e esplanada); terraços para estabelecer ligação direta com o Douro; parque exterior terapêutico com poças de água quente, equipamento de manutenção e anfiteatro ao ar livre”, acrescenta o município.

A Câmara de Resende frisa que este é o mais recente investimento a juntar aos que estão a ser realizados em Caldas de Aregos, incluindo as obras de requalificação urbana e de melhoramento da mobilidade urbana sustentável.

A autarquia prevê avançar brevemente com outros projetos como o aproveitamento geotérmico das águas quentes de Aregos e o projeto das Águas Cálidas de Aregos, que ligará a Avenida das Tílias ao Balneário Termal, após a sua requalificação.