Geral

26 de 05 de 2023, 16:57

Diário

Mais de 1,6 milhões de litros de vinho do Dão exportados no primeiro trimestre

Exportações aumentaram entre os meses de janeiro e março, segundo a Comissão Vitivinícola. Polónia, Bélgica, Suécia, Canadá e França foram os países onde mais aumentaram o 'stock' de vinhos do Dão

vinho dão garrafas

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

A região vitivinícola do Dão vendeu 1,6 milhões de litros para os mercados internacionais no primeiro trimestre de 2023 e registou o maior aumento no preço médio por litro entre todas as regiões vitivinícolas do país.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, as exportações dos vinhos da região cresceram 3,8% em volume, 14,6% em valor e 10,3% em preço médio por litro durante os primeiros três meses do ano, perante um "cenário económico internacional complexo".

A Polónia e a Bélgica foram os que tiveram maiores aumentos no volume das exportações dos vinhos do Dão, com subidas na ordem dos 803% e dos 484%, respetivamente. Outros mercados que se destacaram pela positiva foram o Canadá (+25%), a Suécia (+50%) e a França (+24%).

No preço médio por litro, os Estados Unidos continuam a ser o mercado com os valores mais altos, apresentando um aumento de 21% para os 5,18 euros por litro. Seguem-se o Reino Unido, a Suíça e o Brasil com um preço médio superior aos 4,50 euros.

“A exportação tem sido um dos nossos maiores focos. Levar os vinhos da região do Dão além-fronteiras torna-se não só benéfico para nós, como também para a economia do país. Estes valores são a prova do trabalho árduo que temos vindo a desenvolver com os nossos produtores. Estamos muito orgulhosos deste trajeto e sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, disse o presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.

A entidade vitivinícola acrescentou que, com estes resultados, o Dão consolida a posição de “produtora de vinhos de excelência, de grande caráter e elegância, a nível nacional e internacional”.

Esta já não é a primeira vez que o Dão alcança o melhor desempenho nas exportações entre as regiões vinícolas de Portugal. Em 2022, os vinhos do Dão faturaram mais de 24,5 milhões de euros em exportações. A subida foi superior a 18 por cento, avançou o Instituto Nacional de Estatística, que também confirmou que a região demarcada teve em 2022 o maior aumento nas exportações de vinhos do país. Os vinhos da região são vendidos em mais de 80 países.

A CVR Dão recorda ainda que os vinhos também têm conquistado vários títulos, entre os quais os de melhor espumante do ano através do Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional 2016, pelo terceiro ano consecutivo, e de melhor branco com o Villa Oliveira Encruzado 2020, pelo segundo ano seguido, no Concurso de Vinhos da ViniPortugal.