Geral

07 de 05 de 2024, 18:46

Diário

Projeto de Viseu Dão Lafões sobre pastoreio e fogo controlado chega a Espanha

Projeto Life Landscape Fire destaca pastoreio extensivo e fogo controlado como formas eficazes de prevenir incêndios rurais. Último balanço será feito este mês em Bruxelas

apresentação resultados cim viseu dão lafões madrid

Fotógrafo: CIM Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões organizou esta terça-feira (7 de maio), em Madrid (Espanha) o segundo de três workshops em que revelou os resultados do projeto europeu de valorização territorial e de biodiversidade Life Landscape Fire.

Entre os resultados mais expressivos do projeto da CIM Viseu Dão Lafões, destacam-se a importância do apoio ao pastoreio extensivo e o fogo controlado, realizados em pontos estratégicos, como formas eficazes de prevenir incêndios rurais.

Segundo o secretário executivo da entidade intermunicipal, Nuno Martinho, o evento foi aproveitado para demonstrar aos parceiros espanhóis “a viabilidade de se apostar em métodos inovadores para fazer face aos incêndios rurais”.

“O pastoreio e o fogo controlado irão, seguramente, fazer parte de futuras estratégias de prevenção, pelo que o projeto Life Landscape Fire, que tivemos a honra de liderar, cumpriu e excedeu as suas perspetivas iniciais e deixou pistas muito importantes para o futuro", frisou.

Os resultados já tinham sido apresentados recentemente em Mangualde. O terceiro e último workshop de balanço vai acontecer em Bruxelas, no dia 22 de maio.

O workshop de hoje, na Escuela Técnica Superior de Engenharia Florestal, Silvicultura e Ambiente Natural, em Madrid, foi dedicado ao tema "Expandir a Prevenção com Mais Perspetivas".

O evento contou com a mesa redonda "O Pastoreio Preventivo: Proteção e Valorização do Território" que conta com a participação de vários especialistas espanhóis.