Geral

14 de 12 de 2021, 12:12

Diário

S. Pedro do Sul aprova orçamento de 30 milhões de euros

Conclusão de obras atrasadas no concelho e criação de um centro tecnológico são algumas das prioridades do orçamento para o próximo ano

Camara municipal de São Pedro do Sul

Fotógrafo: Igor Ferreira

A Câmara de S. Pedro do Sul vai ter para o próximo ano um orçamento de cerca de 30 milhões de euros. O documento foi aprovado recentemente pelo executivo PS presidido por Vítor Figueiredo, bem como as Grandes Opções do Plano.

O orçamento prevê a conclusão de obras no concelho que têm tido atrasos devido “à falta de mão de obra no mercado da construção civil”, revela o município, enumerando a reabilitação da Escola Secundária de S. Pedro do Sul, a Central Intermodal de Transportes e a requalificação da Estrada Nacional 16 entre Várzea e as Termas como prioridades.

Em comunicado, o executivo fala de “um orçamento que se pauta pelo equilíbrio e rigor financeiro, seguindo a linha de redução da dívida e de melhoria do prazo de pagamento a fornecedores, mas que salvaguarda as áreas sociais, das famílias e do apoio à economia local no âmbito do contexto da pandemia”.

“Tendo sempre em vista a melhoria da qualidade de vida dos sampedrenses, bem como a atratividade do concelho como destino turístico, mas também de investimento”, o orçamento também prevê o lançamento de novos projetos como o futuro Centro Tecnológico, o Centro Municipal de Proteção Civil, a requalificação do edifício da antiga cadeia e a sua reconversão em Centro Municipal de Desenvolvimento Cultural e Inovação Social e a reabilitação do Estádio Municipal da Pedreira.

Também estão previstos trabalhos nas redes de saneamento e água da União de Freguesias de Carvalhais e Candal, da União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristóvão de Lafões e das freguesias de Valadares e de São Félix.

Já a Estratégia Local de Habitação pretende intervir em mais de 100 casas para famílias em situações de vulnerabilidade económica ou social do concelho.