Geral

17 de 01 de 2023, 17:27

Diário

Santuário da Senhora do Castelo visitado pelos amigos do alheio

Grupo vandaliza bar de apoio, furta diversos objetos e não consegue entrar na capela

Vandalismo Capela Senhora do Castelo Vouzela

O Santuário da Senhora do Castelo, em Vouzela, foi assaltado e vandalizado. Os ladrões não conseguiram entrar na capela, mas “limparam” e provocaram danos avultados num edifício de apoio que funciona como bar. As autoridades já estão a investigar.

“Cheguei lá para limpar aquilo no início do ano (dia 2 ou 3 de janeiro) e encontrámos as portas todas vandalizadas, deram cabo das fechaduras, partiram os lavatórios para roubar torneiras, roubaram-nos um balcão vitrine, uma máquina de café industrial, dois esquentadores. Foi maior o vandalismo do que o prejuízo, que rondará os seis mil euros”, disse ao Jornal do Centro o reitor da Confraria do Castelo, José Bastos.

Segundo o responsável, os gatunos ainda “tentarem ir à capela, mas não conseguiram arrombar as portas que são blindadas”. “A fechadura aguentou-se bem, ainda fizeram buracos, mas não conseguiram entrar”, contou.

José Bastos acredita que o furto e vandalismo terá ocorrido entre os dias 1 e 2 de janeiro. A GNR tomou conta da ocorrência e já está a investigar, mas ainda não apanharam os responsáveis.

O reitor da Confraria da Senhora Castelo confessa que até já estranhava nos últimos anos não ter acontecido nada no santuário.

“Há muito tempo que não havia roubos, há uns três, quatro anos, até estava admirado, por isso é que estranhei darem cabo daquilo”, refere.

A Confraria vai reunir no próximo mês e desse encontro poderão sair medidas a adotar para enfrentar este tipo de situação. Em cima da mesa pode estar a instalação de câmaras de vigilância ou mesmo a contratação de serviços de vigilância.