Geral

25 de 01 de 2023, 16:54

Diário

Saúde reforça apelos para enfrentar o frio

Administração Regional de Saúde do Centro voltou a deixar conselhos à população

frio tempo viseu

Fotógrafo: Foto de arquivo

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) reforçou esta quarta-feira (25 de janeiro) os apelos à população para fazer face ao frio. O distrito de Viseu está sob aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira (dia 26) devido à previsão de baixas temperaturas.

Em comunicado, o Departamento de Saúde Pública da ARSC volta a aconselhar as pessoas a utilizarem várias camadas de roupa, “de preferência de tecidos naturais”, cobrindo a cabeça e as mãos, e a manterem os pés “quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado”.

Perante a “diminuição, observada e prevista, das temperaturas”, a autoridade de saúde regional sugere à população que mantenha o conforto térmico em casa, “assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários”, abrindo as janelas e portas “em horas do dia mais favoráveis”.

A ARSC chama também a atenção para o uso de braseiras e fogareiros que, além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações que “poderão ser mortais”.

A Saúde Pública apela ainda ao banho “com água não muito quente” e a uma temperatura confortável da casa de banho, mas “reduzindo, progressivamente, a temperatura da água”. “Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida”, sublinham os médicos.

Também para enfrentar o frio, é recomendado o reforço da alimentação e a digestão de bebidas e alimentos quentes como sopas, chás ou leite, evitando assim as bebidas alcoólicas. Os médicos recomendam exercício físico com “movimentos de braços, para se manter mais quente”, mas não de uma forma mais intensa ou extenuante.

“Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico”, acrescenta a nota da ARSC.

A entidade apela também ao contacto “com regularidade” com os familiares e amigos que vivem isolados, nomeadamente os mais idosos e os acamados, de preferência por telefone. “Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos ou outros bens essenciais”, acrescenta. A autoridade apela também ao uso de calçado antiderrapante para evitar quedas e lembra que a população deve evitar sair “em períodos de chuva ou geada”.

Em caso de sintomas como febre, arrepios, dores musculares, tosse ou falta de ar, a pessoa deve ficar em casa e contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24). A Administração Regional de Saúde pede ainda à população para que consulte os sites do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para previsões e avisos meteorológicos, e da Direção-Geral da Saúde, para mais indicações.