Geral

18 de 04 de 2024, 12:28

Diário

Sofia Escobar e dj Rita Mendes esta sexta-feira no Mercado 2 de Maio em Viseu

“Viseu Destino Gastronómico” decorre até domingo e alia a gastronomia às degustações, às histórias e à música. A abertura oficial do evento está marcada para as 18h00, com um reconhecimento simbólico aos operadores de restauração da cidade e região

SOFIA ESCOBAR

Fotógrafo: Facebook Sofia Escobar

O Mercado 2 de Maio, em Viseu, recebe a partir desta sexta-feira (19 de abril) o evento “Viseu Destino Gastronómico”. A iniciativa, que decorre até domingo, alia a gastronomia às degustações, às histórias e à música.

A abertura oficial do evento está marcada para as 18h00, com um reconhecimento simbólico aos operadores de restauração da cidade e região. Pelas 18h30 a dj Rita Mendes vai dar música aos presentes e estará a acompanhar o chef Diogo Rocha e um convidado surpresa na confeção de algumas iguarias.

Já no piso superior do Mercado 2 de Maio atua a artista portuguesa Sofia Escobar, acompanhada pelo pianista Hélder Godinho. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

No sábado, o programa arranca às 12h00 com uma prova de azeite, durante o dia acontecem várias demonstrações gastronómicos e workshops sobre vinhos. À noite, pelas 21h00, sobe ao palco o Coletivo Gira Sol Azul.

No último dia, a iniciativa começa às 12h00 com uma apresentação com um dos restaurantes da cidade, acompanhada pelo saxofonista Tiago Taborda. O dia encerra com hoje The Rock, pelas 17h00

Em fevereiro, Viseu foi eleito Destino Gastronómico do Ano pela Revista de Vinhos e o município decidiu celebrar esta distinção com a realização do evento.

“Queremos que seja uma marca, não só para agradecer a quem nos levou até aqui, mas também para irmos mostrando uma obra que foi polémica”, justificou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, referindo-se à requalificação do Mercado 02 de Maio.

Já o chef Diogo Rocha frisou que “Viseu sempre foi conhecido pela gastronomia”, mas o objetivo é mostrar que, além da tradição, “é uma cidade atual”, com novos e diversificados projetos gastronómicos.

Após as obras de requalificação do Mercado 02 de Maio, e dando seguimento à intenção da autarquia de aí instalar uma praça da restauração, estão já a funcionar diariamente alguns restaurantes.

“De forma a não entrarmos em conflito com quem está no Mercado 02 de Maio, decidimos apenas dar momentos de degustação” durante o evento, justificou Diogo Rocha.

O Viseu Destino Gastronómico é organizado pelo município, com o apoio da empresa Notch, da Associação Comercial do Distrito de Viseu, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Viseu Marca.