Geral

09 de 11 de 2023, 12:43

Diário

Startups de Viseu vão estar presentes na Web Summit

Projetos Wave e Quizzability marcam presença num dos maiores eventos tecnológicos do mundo, que decorre na próxima semana em Lisboa

Duas startups de Viseu vão estar presentes na próxima semana na Web Summit, em Lisboa. São elas a Wave e a Quizzability, projetos que foram distinguidos em setembro último no Hackathon Viseu Dão Lafões, organizado pela Comunidade Intermunicipal.

Ambas as startups garantem que irão representar na Web Summit o tecido empresarial e empreendedor da região de Viseu, depois de terem ganho destaque no panorama regional do empreendedorismo.

Os dois projetos encaram a participação num dos principais eventos tecnológicos mundiais como “uma plataforma única” para apresentarem as suas inovações a nível global. “Estes projetos estão prontos para compartilhar as suas visões e conquistas, enquanto pretendem alcançar oportunidades para parcerias e investimentos que as ajudarão a expandir e a criar um impacto positivo no mundo”, frisam os seus responsáveis em comunicado.

A Wave busca imortalizar memórias pessoais numa “sinfonia da vida”, transformando todos os momentos, experiências e vivências em sensações reais e vendendo peças decorativas, porta-chaves, colares e pulseiras.

O projeto foi criado por André Almeida, Isménio Camará, Nicole Pocepicky e Rodrigo Freitas, formados no Instituto Politécnico de Viseu, e visa fazer com que as pessoas 'sintam' o seu próprio som. A Wave procura “capturar e preservar as memórias” de cada pessoa, permitindo criar lembranças físicas de “valor inestimável”, sendo que já ganhou vários prémios de empreendedorismo.

Já a Quizzability, desenvolvida por Narciso Antunes, que é também professor e investigador, criou uma plataforma voltada para o ensino da sustentabilidade, desenvolvendo uma ferramenta de apoio à aprendizagem dos tópicos do desenvolvimento sustentável. O projeto foi concebido após uma década de experiência em projetos da área.

A Quizzability criou uma abordagem que “revoluciona a forma como alunos e trabalhadores aprendem acerca de questões cruciais de relativas aos problemas sociais, económicos e ambientais” com uma plataforma que torna o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz.

A Quizzability, que também conquistou diversos prémios de empreendedorismo, diz que encara a Web Summit como uma oportunidade para “desenvolver mais mercados e parcerias” e para obter o investimento necessário para continuar a desenvolver a sua plataforma, incluindo “uma ferramenta dedicada, baseada em inteligência artificial e gamificação”.

A Quizzability venceu o segundo prémio do Hackathon Viseu Dão Lafões deste ano, tendo recebido 1.500 euros. Já a Wave ficou em terceiro lugar, com 500 euros. O concurso foi ganho por um outro projeto, HealthCare Support Center, criado por Paulo Nogueira, Luís Ribeiro e Simão Ribeiro, que receberam 3.000 euros.