Geral

27 de 03 de 2024, 18:05

Diário

Termas de Sangemil reabrem em abril com balneário renovado

Estância termal do concelho de Tondela recebeu 637 aquistas em 2023

termas de sangemil créditos câmara de tondela

As Termas de Sangemil em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem na próxima terça-feira (2 de abril) para mais uma temporada balnear. Este ano, a estância volta a funcionar logo após a Páscoa e estará de portas abertas até 30 de novembro.

Antes da reabertura, o balneário sofreu uma intervenção de manutenção e passou por pequenas reparações. A Câmara de Tondela diz que as manutenções foram feitas para que tudo esteja pronto a tempo da época termal, "em segurança e nas devidas condições".

Em 2023, as Termas de Sangemil receberam 637 aquistas, a maioria (468) para realizar curas terapêuticas. Foram ainda realizados no complexo 169 tratamentos ligados ao bem-estar.

O espaço termal trata doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas, além de patologias relacionadas com as vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens ‘vichy’ ou a seco e duches de jato ou circular, entre outros tratamentos.

As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros e a uma temperatura de 49 graus. O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há três séculos.