Geral

03 de 04 de 2024, 10:33

Diário

Banda irlandesa The Script é cabeça de cartaz do Mateus Fest, em Viseu

Programa do festival que integra a Feira de S. Mateus, em Viseu, está a ser desvendado. Irlandeses juntam-se a nomes como Gavin James e Fernando Daniel

the script créditos pagina oficial facebook

A banda irlandesa The Script vai estar na Feira de São Mateus, em Viseu. O grupo vai ser o principal cabeça de cartaz do Mateus Fest, o festival que constitui a principal novidade da edição deste ano da feira franca e que vai acontecer a 3 de agosto.

A banda junta-se assim aos outros nomes confirmados para o Mateus Fest: Gavin James, Fernando Daniel e os Hybrid Theory.

Os The Script, que também vão atuar este ano na Queima das Fitas do Porto, são conhecidos pelas suas músicas de sucesso mundial, tais como “Hall of Fame”, “The Man Who Can’t Be Moved” e “Breakeven”. Com 23 anos de carreira, a banda de Dublin promete tocar estes e mais êxitos no Mateus Fest.

Formados em 2001, os The Script já lançaram seis álbuns de estúdio: “The Script”, “Science & Faith”, “#3”, “No Sound Without Silence”, “Freedom Child” e “Sunsets & Full Moons”. Além disso, já foram nomeados para os Brit Awards e premiados nos World Music Awards, entre outros prémios, e venderam mais de 20 milhões de discos em todo o mundo.

Segundo a Viseu Marca, que organiza a Feira de São Mateus, o Mateus Fest é um festival de verão que "pretende combater uma lacuna no interior do país” e que seja capaz de “agregar um público jovem e de jovens emigrantes, lusodescendentes e os muitos turistas que, por altura do verão, visitam a região" de Viseu.

Em entrevista ao Jornal do Centro, o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, classificou precisamente o Mateus Fest como “um dia de festival de verão” e como uma proposta diferente “para que se viva uma experiência também ousada” e em que os concertos vão começar “mais cedo”.

“São quatro (concertos) e com bandas internacionais e nacionais. Depois vamos ter um conjunto de experiências durante o dia e criar um ambiente que nos permita ter um cheirinho a festival para que os mais jovens daqui tenham a oportunidade de experimentar aquilo que acontece no Meo Sudoeste ou Nos Alive”, acrescentou.

Pedro Alves referiu ainda que a Feira tem capacidade “para atrair outros segmentos de bandas que nos permita colocar Viseu como um farol na atração de novos públicos”. “Eu creio que nós vamos conseguir dar este salto e ter este festival até como promoção da própria Feira de S. Mateus. Este nome está muito bem conseguido”, rematou. Os bilhetes para o Mateus Fest já estão à venda.

A Feira de São Mateus começa e acaba mais cedo este ano, decorrendo de 1 de agosto a 8 de setembro, deixando de lado o dia de São Mateus (21 de setembro). A novidade levantou polémica na região. O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, justificou recentemente esta mudança de datas com a falta de visitantes já em setembro, admitindo que as novas datas são mais benéficas para os feirantes.

Também entre os nomes confirmados para a Feira de São Mateus, estão Rui Veloso (10 de agosto), Ivandro (30 de agosto) e Sara Correia (31 de agosto).

Recentemente, a Feira de São Mateus ganhou o prémio de Melhor Festividade Ibérica nos Iberian Festival Awards que decorreram em Granada (Espanha). Esta foi a primeira vez que o certame recebeu tal distinção.