10 Junho: Professores com cartazes exigem “respeito”
Os docentes espalharam-se entre os populares que se juntaram para assistir às cerimónias oficiais militares do Dia de Portugal, de...
Fotógrafo: Igor Ferreira
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, visitaram esta sexta-feira as as obras de construção do lar de idosos, centro de dia e creche da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal na freguesia de Lageosa do Dão, Tondela.
O projeto, orçado em cerca de três milhões de euros, está a ser executado com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Município de Tondela, que financiou a empreitada com mais de um milhão de euros.
A visita às obras foi acompanhada pela presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e pelos restantes elementos do executivo municipal.
A autarca e o presidente da associação do Vinhal convidaram os chefes de Estado e de Governo a inaugurarem o novo edifício da instituição social já no próximo ano, tendo ficado acertado, entre todos, que a fita do lar de idosos será cortada a 16 de setembro, data do feriado municipal em Tondela.
Carla Antunes Borges apelou também ao primeiro-ministro e restantes elementos do Governo para aprovarem uma reprogramação física e financeira dos projetos apoiados pelo PRR e prometeu que o concelho e, em particular, o município irão fazer “uma boa gestão” dos fundos da chamada bazuca europeia.
A presidente da Câmara de Tondela pediu ainda a António Costa uma discriminação positiva para os concelhos do interior do país, nomeadamente no que diz respeito à comparticipação da Segurança Social (SS) por utente nas diversas valências das instituições sociais, como por exemplo os infantários.
“Se queremos captar e estimular a vinda de pessoas e de um casal novo que se queira aqui fixar, se eles não tiverem a retaguarda de uma creche não conseguem fazê-lo”, afirmou.
“Há falta de respostas desta natureza, sentimos necessidade de mais e acima de tudo achamos que tem que haver uma discriminação positiva para territórios como o nosso”, continuou, salientando que as regras não podem ser as mesmas em relação aos grandes centros urbanos.
A Estrutura Residencial para Idosos da Associação do Vinhal vai ter capacidade para 33 seniores, a creche para 33 crianças, já o centro de dia da instituição poderá receber 20 utentes. O apoio domiciliário passará de 30 para 40 beneficiários. O número de funcionários vai passar dos atuais 11 para 45.
O presidente da Associação, António Figueiredo, aproveitou também para deixar uma preocupação com o aumento dos custos e pediu para haver uma reprogramação, tendo em conta esta realidade.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou “imenso” agradado com o projeto da Associação do Vinhal, que representa “um sonho fundamental” das gentes de Lajeosa do Dão.
“A senhora presidente da Câmara, o senhor presidente da Junta e o presidente da associação explicaram porquê, o que foi preciso esperar para finalmente estarmos a um ano e poucos meses da inauguração, que ficou prometido que era a 16 de setembro. Esperamos cá estar”, disse.
“O projeto é bem esgalhado, como costumamos dizer em termos populares, é muito bem concebido, tem condições sociais para todas as idades e pode dar vida à comunidade”, acrescentou.
Também o primeiro-ministro, António Costa, defendeu a obra em curso que classificou como “muito importante porque junta todas as gerações”.
Na deslocação a Lajeosa do Dão, estiveram ainda presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Uma visita integrada na iniciatova “PRR em Movimento” e que levou ainda a comitiva a Viseu e a Mangualde.
Fotógrafo: Igor Ferreira
Fotógrafo: Igor Ferreira
Fotógrafo: Igor Ferreira
Fotógrafo: Igor Ferreira
Fotógrafo: Igor Ferreira
Os docentes espalharam-se entre os populares que se juntaram para assistir às cerimónias oficiais militares do Dia de Portugal, de...
Marcelo Rebelo de Sousa no seu tradicional discurso na cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunida...
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...