Geral

01 de 06 de 2023, 12:54

Diário

Vila Nova de Paiva 'mergulha no sabor' do Festival da Truta

Arranca esta quinta-feira mais uma edição do Festival da Truta em Fráguas, que promove uma das principais iguarias do concelho. Sete restaurantes irão dinamizar a Mostra Gastronómica da Truta

truta vila nova de paiva

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Vila Nova de Paiva

Arranca esta quinta-feira (1 de junho) o 10.º Festival da Truta em Fráguas, no concelho de Vila Nova de Paiva. O evento destaca a truta do rio Paiva, evidenciando todo o seu potencial como produto de aproveitamento turístico e gastronómico.

A iniciativa começou hoje com as ações de repovoamento de peixes no rio. Mas o certame culmina no fim de semana com várias atrações.

A Praia Fluvial de Fráguas ia receber boa parte das iniciativas, mas o mau tempo e a chuva forçaram a mudança de local para o Salão Multiusos, que acolhe nesta sexta-feira (dia 2) a apresentação da Carta dos Segredos Gastronómicos, desenvolvida em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva, seguida de uma sessão de showcooking e degustação.

No sábado (dia 3), a partir das 08h00, acontece o convívio de Pesca Livre, na Praia Fluvial de Fráguas. Pelas 09h00 há a caminhada "Todos Por Todos", em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a concentração em frente aos Paços do Concelho.

O domingo, no Salão Multiusos de Fráguas, conta com uma arruada pelo grupo Contr’ó Bombo às 10h00 e com uma exposição de produtos regionais e artesanato. Às 10h30 arrancam as atividades seniores “+Desporto, +Saúde”. A animação musical também marca presença com a atuação do Grupo de Concertinas de Mouquim, seguindo-se o cantor Fernando Correia Marques.

Além do Festival da Truta, também decorre este fim de semana a Mostra Gastronómica da Truta em sete restaurantes do concelho de Vila Nova de Paiva.