Geral

18 de 03 de 2024, 17:23

Diário

Utentes da APPACDM vão plantar sementes na Serra do Crasto em Viseu

Iniciativa decorre a propósito do Dia Internacional das Florestas e é apoiada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Ação acontece na próxima segunda-feira

plantação serra do crasto créditos icnf facebook

Fotógrafo: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai associar-se à plantação que utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu vão fazer na Serra do Crasto.

Os voluntários irão lançar bombas de sementes que foram previamente preparadas pela associação numa iniciativa que acontece na próxima segunda-feira (25 de março).

Esta ação integra as comemorações que o ICNF promove do Dia Internacional das Florestas, que acontece nesta quinta-feira (dia 21).

O Dia Internacional das Florestas foi instituído a 30 de novembro de 2012 pelas Nações Unidas, visando defender a gestão sustentável das florestas e de garantir que as gerações futuras continuem a beneficiar dos serviços e produtos derivados de todos os tipos de florestas.

Este ano, as comemorações são dedicadas ao tema: “Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor”.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), todos os anos perdem-se 10 milhões de hectares de florestas devido à desflorestação e aproximadamente mais 70 milhões de hectares são afetados por incêndios.

A FAO acrescenta que o restauro dos ecossistemas, incluindo os esforços de reflorestação, contribui significativamente para a mitigação das alterações climáticas e para melhorar a segurança alimentar, permitindo também alcançar novos usos sustentáveis para a madeira e para outros produtos florestais.

No ano passado, a Serra do Crasto também recebeu voluntários para ajudar a comemorar o Dia das Florestas com alunos da Escola Superior Agrária de Viseu, a delegação da Ordem dos Engenheiros e a Associação de Baldios do Perímetro Florestal do Crasto.