Geral

26 de 04 de 2024, 14:00

Diário

Viseu comemora Dia Mundial da Dança com apresentações e aulas

Cidade vai comemorar o Dia Mundial da Dança, assinalado na próxima segunda-feira (29 de abril), com um fim de semana dedicado à arte

Bichos Dançando com a Diferença

Fotógrafo: Júlio Silva Castro

A cidade de Viseu vai comemorar o Dia Mundial da Dança, assinalado na próxima segunda-feira (29 de abril), com um fim de semana dedicado à arte que, lembra a Câmara, é reconhecida “como linguagem universal, livre, agregadora e inclusiva, e promotora de ideias como a liberdade de expressão e igualdade de direitos”.

A iniciativa decorre a partir de sábado (dia 27) e resulta de uma parceria entre o Município de Viseu e cerca de uma dezena de escolas, companhias e formações artísticas do concelho: Alidanças, Enérgica, Escola de Dança Lugar Presente, Dançando com a Diferença, Street Gymn ForLife, Pedro & Fernanda, Bailado Giselle Brites e Viseu a Dançar.

O dia de amanhã será preenchido por aulas abertas de ballet clássico, hip-hop e jazz moderno e contemporâneo, além de workshops de dança clássica, kizomba e bachata. O dia culmina com a apresentação de todas as classes da Escola Streetgymn com o espetáculo “Kontrastes”, no Palácio do Gelo Shopping.

Já no domingo (dia 28), as atividades desenrolam-se a partir das 15h00 no Mercado 2 de Maio e no Parque Aquilino Ribeiro com exibições e apresentações (Escola de Dança Pedro & Fernanda, Lugar Presente, Street Gymn e Dançando com a Diferença) seguidas de oficinas e workshops, incluindo merengue, hip-hop, danças europeias e dança contemporânea, terminando o dia com a atuação do DJ Nelson e Marcelo às 18h00.

Inicialmente estava previsto que o Rossio seria um dos palcos, mas a previsão de chuva para domingo levou a que o local fosse transferido para o Mercado 2 de Maio.

O último dia dedicado às comemorações, segunda-feira (dia 29), começa com uma apresentação do vídeo de dança “Continuamos Aqui/We’re still here”, realizado pelo projeto Viseu a Dançar na Escola da Ribeira às 9H45.

Este projeto visa combater a solidão da terceira idade e junta três instituições de Tondela: o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Centro Social de Tourigo e o Centro Social Paroquial São Salvador de Tonda. Em 2023, foi escolhido para fazer parte da 31.ª Quinzena de Dança de Almada.

Pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Mundão acolhe a apresentação do vídeo-dança “Flores em Ti” e a conversa com dois intérpretes do Dançando com a Diferença. A partir das 18h00, decorrerão aulas de ballet clássico e hip-hop dinamizadas pela Alidanças.