Geral

12 de 02 de 2024, 11:40

Diário

Viseu celebra o São Teotónio no próximo fim de semana

Propostas religiosas e culturais fazem parte da programação comemorativa do Dia do São Teotónio em Viseu, a 18 de fevereiro, incluindo uma visita à Sé Catedral no domingo

Sé de Viseu

Fotógrafo: Jornal do Centro

A cidade e a Diocese de Viseu vão celebrar o seu padroeiro São Teotónio no próximo fim de semana (17 e 18 de fevereiro).

A Diocese promove as comemorações que incluem propostas culturais e religiosas. No sábado (dia 17), pelas 15h00, o auditório da Igreja Nova (paróquia do Coração de Jesus) recebe a apresentação do livro “Viseu a Minha Cidade”, que inclui textos sobre a cidade assinados por Reinaldo Cardoso.

Também no mesmo dia, às 21h00, a igreja do Seminário Maior recebe o Concerto de São Teotónio, protagonizado pelo Coro Diocesano de São Teotónio e pela Banda Filarmónica de Ribafeita, que vão ter momentos de atuação conjunta.

Já no próximo domingo (dia 18), assinala-se o São Teotónio. As comemorações começam às 16h30 com a Visita ao Santo, que percorre a iconografia do padroeiro na Sé de Viseu. Fátima Eusébio, coordenadora dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, explica que a visita vai permitir aos visitantes percorrer os vários elementos da catedral associados a São Teotónio.

“Vamos começar pela fachada do século XVII, onde está a imagem, contextualizando-a. Depois passamos para o claustro inferior, onde temos dois painéis de azulejos com a iconografia do santo e dois episódios alusivos à vida dele, entramos na catedral e dirigimo-nos à Capela Mor onde está a imagem de São Teotónio. Subimos ao Museu, onde temos um painel de azulejos e um lintel da porta da antiga sala do cabido, que contém uma inscrição sobre o facto de o santo ter residido naquele local enquanto esteve em Viseu. Estará também exposta a relíquia do braço de São Teotónio”, explica.

Segue-se depois a inauguração da exposição de arte efémera "Via Crucis", num trabalho realizado por paroquianos de Campo de Madalena. Fátima Eusébio revela que a mostra “simboliza as 14 estações da Via-Sacra, executadas em serrim colorido, e que serão colocadas no pavimento do claustro superior da Sé de Viseu, deixando um espaço de circulação que vai permitir às pessoas percorrerem as várias estações”.

De acordo com a responsável, este projeto surge de um desafio lançado ao grupo da Paróquia de Campo de Madalena, que já colaborou na Jornada Mundial da Juventude. Os painéis vão ser mantidos durante toda a Quaresma, altura em que podem ser vistos no Museu Tesouro da Catedral.

As comemorações terminam às 18h30, com a celebração da eucaristia solene em honra de São Teotónio, na Sé. A missa será presidida pelo bispo D. António Luciano.

Segundo o arcipreste de Viseu Urbano, cónego José Henrique Santos, o programa organizado pelo arciprestado foi elaborado numa perspetiva “de oferecer à comunidade um programa diferente, com uma vertente mais cultural, mas que, em simultâneo, realce a importância do padroeiro da Diocese e da Cidade de Viseu”.