Geral

01 de 12 de 2023, 14:30

Diário

Viver sozinho ou partilhar casa? Arrendar estúdio em Viseu custa o dobro do preço de um quarto

Viseu está entre as cidades do país onde há maior diferença de preços entre os dois apartamentos, na ordem dos 117 por cento

Fotógrafo: Igor Ferreira

Quando pensamos em morar sozinhos ou acompanhados, o valor mensal a pagar é um dos fatores que mais pesa na decisão. Na cidade de Viseu, alugar um estúdio custa mais do dobro do que um quarto. A capital do distrito está entre as cidades do país onde há maior diferença de preços entre os dois apartamentos, na ordem dos 117 por cento.

Em média, de acordo com o site Idealista, o preço de um estúdio em Viseu chega aos 500 euros por mês, enquanto que a renda do quarto ronda os 230 euros.

Um estúdio é um apartamento T0, composto por uma divisão equipada com uma pequena cozinha (kitchenette) que serve de sala e de quarto de dormir e por uma casa de banho.

Mas se alugar um estúdio pode ficar mais caro, também o preço dos quartos está a aumentar. Em Viseu, aumentou 15% no último ano.

De acordo com o Idealista, o preço médio de arrendamento subiu 28% nos estúdios e 29% nos quartos em todo o país.

Em termos nacionais, as maiores diferenças de preço entre estúdios e quartos acontecem no Funchal (232%), Setúbal (133%) e Porto (125%). A renda média de um quarto em Portugal no mês de outubro situava-se nos 400 euros, face aos 800 euros necessários para alugar um estúdio.

Os quartos e os estúdios “não são uma tipologia comum em muitas capitais de distrito portuguesas e, por isso, não foi possível obter dados estatisticamente fiáveis em todas as capitais do país, impossibilitando a comparação das variáveis”, admite o site imobiliário.