Geral

20 de 04 de 2021, 17:26

Autárquicas'21

Autárquicas: Iniciativa Liberal apresenta candidatos em Viseu e programa com 100 medidas

Liberais em sede concelhia já aprovaram as listas e a estratégia eleitoral. Resta agora o crivo da direção nacional

bandeira iniciativa liberal

O partido Iniciativa Liberal deve apresentar esta quarta-feira (21 de abril) os candidatos para Viseu nas autárquicas deste ano. A informação foi avançada ao Jornal do Centro por fonte do partido, que tem uma reunião da comissão nacional esta terça-feira à noite (dia 20) para fechar as candidaturas.

Os liberais de Viseu reuniram-se recentemente em plenário para discutir as eleições autárquicas, tendo sido analisadas e aprovadas as listas para a Câmara e a Assembleia Municipal.

Entretanto, o Iniciativa Liberal já deu a conhecer 100 medidas que quer ver implementadas no concelho de Viseu. As propostas estão divididas nas temáticas de empresas, fiscalidade, juventude, saúde, educação, social, cultura, turismo, ambiente, território, mobilidade, transparência e descentralização, com o objetivo de “tornar Viseu uma cidade mais atrativa para empresários, trabalhadores, estudantes, jovens, turistas e residentes”.

Entre as medidas, o Iniciativa Liberal propõe a “implementação de um orçamento de base zero anual para a Câmara Municipal”, além da redução da taxa de participação municipal no IRS dos 4 para os 2 por cento até 2025 e da criação de um seguro municipal de saúde para colmatar o acesso aos cuidados.

Os liberais propõem ainda a contratualização com entidades privadas para prestar serviços de educação, a descentralização da Feira de São Mateus, a reponderação do projeto Viseu Arena “envolvendo agentes privados na solução” e a concessão a privados da gestão de monumentos municipais e outros patrimónios edificados “para programas de exploração e conservação”, assim como a integração de todas as linhas do sistema de transportes públicos MUV e a criação de portais de transparência e recrutamento autárquico, entre outras.

No programa também consta a relocalização do Mercado Municipal para o Mercado 2 de Maio, onde estão a decorrer atualmente obras de requalificação e cobertura. Mesmo assim, os liberais também propõem uma “reabilitação da atual localização ou estudo de novo espaço onde não cause maior constrangimento a produtores, clientes e ordenamento urbano”.