Geral

14 de 05 de 2021, 18:48

Autárquicas'21

Autárquicas: o presidente que quer continuar e o presidente que quer subir na hierarquia autárquica

Nas últimas autárquicas em 2017, o PSD venceu as eleições em Tondela com 57,49 por cento dos votos. O PS ficou em segundo lugar, com 23,25 por cento

Tondela Info

O julgamento foi, mais uma vez, adiado e parece estar encerrada a dúvida se José António Jesus é ou não o candidato do PSD à Câmara de Tondela. “Não havendo decisão do tribunal, o presidente está à vontade para fazer campanha”, assumiu, ao Jornal do Centro, fonte social-democrata.

O autarca, juntamente com o vice-presidente Pedro Adão, está a ser julgado pelos crimes de peculato e falsificação de documento, que terão ocorrido entre 2010 e 2017. Em causa está o pagamento de ajudas de custo por deslocações efectuadas em viaturas próprias que terão sido realizadas em viaturas do município.

Para o passado dia 11 de maio estava agendada a segunda sessão do julgamento, que começou a 16 de dezembro de 2020, mas que foi adiada a pedido dos advogados do arguido que não tinham disponibilidade para estar na sessão.
Entre todas as partes foi marcada uma nova sessão para o dia 13 de julho.

“A situação parece estar encerrada”, adianta a mesma fonte. A ser assim, José António Jesus prepara-se para o terceiro e último mandato. Fora da equipa está o atual vice-presidente. “O PSD tem de tomar decisões a pensar futuro e, Pedro Adão, não é futuro em Tondela”, esclarece ainda o militante social-democrata.

Rui Rio, presidente do PSD, tinha dito que os autarcas que “tivessem condições” – entenda-se sem condenações na justiça - poderiam recandidatar-se.

E do lado do PS, o nome escolhido para assumir a candidatura à autarquia foi o de Francisco Coutinho, atual presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe.

A lista não está totalmente fechada, mas o atual presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe avança com o objetivo de retirar do poder o PSD e garante que quer formar uma lista coesa na corrida eleitoral.

“A Câmara tem sido quase sempre do PSD, que chegou a ter seis vereadores e 26 freguesias. É um desafio muito difícil, mas não impossível, e estou esperançado que vou alterar esta situação”, disse, na apresentação, Francisco Coutinho.

Rui Santos é o mandatário da candidatura e para a Assembleia Municipal, o PS propõe como cabeça de lista a advogada Helena Coimbra.

Do lado CDS, há quem fale numa possível candidatura. António Dinis, que já foi vereador na autarquia, é nome mais ligado ao partido, mas o protagonista deverá ser outro.

Nas últimas autárquicas em 2017, o PSD venceu as eleições em Tondela com 57,49 por cento dos votos. O PS ficou em segundo lugar, com 23,25 por cento.