Mariana Silva

08 de 04 de 2021, 15:54

Autárquicas'21

Autárquicas: PSD e PS apostam no feminino, enquanto nasce o movimento “Mais Penedono”

Cristina Ferreira (PSD), Sónia Numão (PS) e José Ângelo Pinto (Mais Penedono) são os candidatos

Penedono retrato do concelho e autarquicas 2017

Estão escolhidos os nomes que entram na corrida à presidência da Câmara Municipal de Penedono nas próximas eleições autárquicas.

Do lado do PSD, é Cristina Ferreira quem vai a votos e tentar suceder a Carlos Esteves de Carvalho, na autarquia da qual é vice-presidente, que não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos.

Cristina Ferreira é a primeira mulher a liderar uma lista social-democrata à Câmara de Penedono e aceitou o desafio “com muito agrado orgulho” pelo seu concelho.

Natural de Penedono, a advogada de profissão, diz que quer para Penedono “tudo de bom”.

“Vou continuar a lutar pela proximidade que tenho com a nossa população e pela qualidade de vida que podemos proporcionar a um concelho do interior que muito tem de batalhar para ter as outras oportunidades dos concelhos do litoral”, afirma.

Em declarações ao Jornal do Centro, aquando da sua apresentação, a candidata garantiu, ainda, que o atual presidente de Câmara vai integrar a sua candidatura, mas escusou-se a avançar em que posição.

“O presidente vai acompanhar-me, tal como eu o acompanhei ao longo destes 12 anos. Sempre fomos os dois uma equipa e continuaremos a sê-lo. Oportunamente direi em que função é que ele me vai acompanhar”, concluiu.

Do lado do Partido Socialista, a escolha voltou a recair sob Sónia Numão, presidente da concelhia socialista. A técnica oficial de contas, de 39 anos, entrou a primeira vez numa "corrida" autárquica há quatro anos, em 2017, e teve como objetivo primordial o combate à desertificação.

Fonte da distrital do Partido Socialista diz que Penedono “é um dos concelhos em que o partido tem grande esperança em conquistar a vitória”.

“A Sónia é uma recandidata. É uma pessoa jovem e por isso mantemos a aposta nela”, diz a mesma fonte, que espera que o movimento independente “colha votos à direita”.

O Jornal do Centro tentou chegar à fala com a candidata, que não respondeu às tentativas de contacto.

Na corrida à Câmara, surge ainda um movimento independente. “Mais Penedono” quer mudar o concelho em 23 áreas.

Liderado por José Ângelo Pinto, o Movimento integra uma lista com várias forças partidárias.

“São pessoas do Partido Socialista, outros do PSD, outros do CDS, que entendem que é importante, neste momento, ter uma candidatura autónoma dos partidos, por um lado e, por outro, capaz de mobilizar e fortalecer a terra”, adianta o candidato.

O Movimento existe para colocar Penedono “mais forte no mapa”. “O interior e Penedono, em particular, são muito prejudicados pelo poder central”, acrescenta.
 
José Ângelo Pinto que se apresenta como candidato independente a Penedono.

Na corrida autárquica de há quatro anos estava também a professora Helena Martins Sá, candidata pela CDU.

Nas autárquicas de 2017, o PSD teve 55,24% dos votos, conseguindo três mandatos. O PS obteve 36,17% e os outros dois mandatos.


Como votou Penedono nas Autárquicas de 2017?

Há quatro anos, nas eleições autárquicas, o concelho de Penedono reelegeu Carlos Esteves Carvalho (PSD) para presidente da Câmara. Com três candidatos na corrida, o autarca foi eleito com 55,24 por cento. Em segundo lugar ficou Sónia Numão, pelo PS, com 36,17 por cento dos votos e em terceiro Helena Martins Sá, candidata da CDU, com 1,62 por cento.


Penedono