Geral

28 de 09 de 2021, 15:36

Autárquicas'21

É de Sernancelhe a freguesia com maior votação do distrito

PSD venceu com mais de 89 por cento dos votos em Fonte Arcada e Escurquela. CDU teve 4,12 por cento dos votos

bandeira psd 1

O concelho de Sernancelhe é “dominado” pelo PSD na Câmara, onde tem maioria absoluta sem oposição, mas não só.

Na União de Freguesias de Fonte Arcada e Escurquela, o atual presidente da Junta, Ladislau Amaral, venceu com 89,14 por cento dos votos. Na Assembleia de Freguesia, o PSD ocupa todos os sete lugares. Esta é, de resto, a freguesia onde o PSD conseguiu vencer com a maior percentagem em todo o distrito com adversários.

A CDU foi a outra força política que concorreu em Fonte Arcada e Escurquela, tendo tido apenas 11 votos, o equivalente a 4,12 por cento.

Ladislau Amaral vai assim cumprir o terceiro mandato à frente da Junta. Em declarações ao Jornal do Centro, o autarca admite que não tem prometido obras, mas assegura que as pessoas o gostam.

“Agradeci aos meus fontearcadenses, que devem estar todos felizes senão não votavam em mim. Sempre fui bom para eles e também sempre foram bons para mim e tento ser compreensivo com eles. Tenho a freguesia sempre limpinha e eles reconhecem. Por isso, votaram em mim”, afirma.

Ladislau Amaral diz ainda que, apesar de não mencionar em obras, fê-las “sempre a correr tudo bem”. “Vou tentar fazer mais obras, dando um jeito nos caminhos e alargá-los. É esse o motivo que penso que eles estão gratos e satisfeitos comigo”, acrescenta.

O presidente da Junta diz que esta foi a sua maior vitória em Fonte Arcada e Escurquela e afirma que sempre teve “boas votações tanto no primeiro mandato como no segundo, sempre acima dos 75 por cento”.

No concelho, há ainda outras freguesias com votação acima dos 90 por cento, mas onde apenas concorreu a lista social-democrata. Em Ferreirim e Macieira, o PSD teve 93,46 por cento. Em Vila da Ponte, a votação foi ainda maior: 94,83 por cento. Já em Chosendo, o PSD registou 90,78 por cento.

Na eleição para a Câmara, o PSD venceu com a maior percentagem de votos em todo o país, tendo colhido a preferência de 81,89 por cento dos eleitores, que reelegeram Carlos Santiago para a presidência, e assegurado todos os cinco mandatos elegíveis.