Geral

22 de 01 de 2023, 08:43

Lifestyle

Almanque: lembra-se em que ano foi a Operação Dulcineia?

Principais acontecimentos registados no dia 22 de janeiro

barco antigo

1500 - D. Manuel I determina que "não se pague moradia aos moços fidalgos" sem terem dado provas do domínio da língua, com certidão do mestre de gramática.

1561 - Nasce o ensaísta, filósofo e político inglês Francis Bacon, autor de "The Advancement of Learning".

1581 - É derrotada, nos Açores, a esquadra espanhola comandada por Pedro Valdez, enviado de Filipe II.

1655 - Oliver Cromwell dissolve o Parlamento britânico.

1771 - A Espanha cede as Ilhas Malvinas ao Reino Unido.

1808 – Invasões Francesas. A casa real portuguesa chega ao Brasil. As forças de Napoleão instalam-se em Lisboa.

1815 - É assinado o tratado entre Portugal e o Reino Unido para a abolição do tráfico de escravos, a norte do Equador.

1818 - O Sinédrio é constituído no Porto por Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges, José da Silva Carvalho e João Ferreira Viana.

1879 - Perto de quatro mil guerreiros zulus atacam a guarnição britânica em Rorkés Drift, na África do Sul.

1887 – Morre António Maria Fontes Pereira de Melo, conselheiro do Rei, chefe do Partido Regenerador, primeiro titular das Obras Públicas. Tinha 67 anos.

1898 - Nasce o cineasta Sergei Eisenstein, em Riga, Letónia, realizador de "O Couraçado Potemkin".

1901 – Morre, aos 81 anos, Alexandrina Victoria, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Sucede-lhe o filho Eduardo VII.

1904 – Nasce o coreógrafo russo George Balanchine, nome essencial da dança no século XX.

1905 - Domingo sangrento em São Petersburgo. Dois mil operários são massacrados pela Guarda do czar. O acontecimento conduziria à Revolução.

1915 – São decretadas novas leis de trabalho nos setores do comércio e indústria. Estabelece-se um horário de dez horas, com intervalo de duas para o almoço, nos estabelecimentos comerciais, dez a oito horas nas oficinas e fábricas e sete nos escritórios e casas de câmbios.

1916 - Nasce o compositor francês Henri Dutilleux.

1944 - II Guerra Mundial. Cerca de 50 mil soldados aliados desembarcam em Anzio, a sul de Roma, na retaguarda das forças nazis.

1945 – Morre Dias Antunes, coronel da força aérea portuguesa deportado em Timor, na ilha de Atauro. Em 1978 viria a ser reintegrado, a título póstumo.

1957 - Israel completa a retirada da península do Sinai, mas permanece na Faixa de Gaza.

1961 - Operação Dulcineia. O capitão Henrique Galvão desvia o paquete Santa Maria, para o Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a ausência de liberdades fundamentais em Portugal.

1963 - A França e a Alemanha assinam o Tratado do Eliseu, que sela a reconciliação entre os dois países.

1970 – Começa o serviço regular do Boeing 747 entre Nova Iorque e Londres.

1972 – O Reino Unido, a Dinamarca, a Irlanda e a Noruega entram para a CEE. A Noruega abandonaria a organização após referendo nacional.

1973 – O Supremo Tribunal dos EUA estabelece o quadro legal para a despenalização do aborto.

1974 - O empresário Jorge Jardim, de Moçambique, define o plano para a aplicação do Programa de Lusaca, que prevê a independência dos territórios coloniais, e admite o recurso a um golpe de estado.

1975 - Primeiro Congresso do CDS. Nesse congresso, foi eleita a primeira Comissão Política, que teve como presidente e vice-presidente, respetivamente, Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.

- É publicado o regime de transição dos funcionários públicos portugueses dos novos Estados africanos.

1976 - O jornal República é devolvido à direção de Raul Rego.

1979 - Abu Hassan Salameh, alegado mentor do massacre da equipa israelita nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, é assassinado em Beirute.

1980 - O Governo soviético detém o físico Andrei Sakharov, Nobel da Paz em 1975, e retira-lhe os títulos oficiais.

1981 – Morre, com 80 anos, Luís Hernâni Dias Amado, Grão-Mestre da Maçonaria Portuguesa. Sucede-lhe Adão e Silva.

1985 – Morre Josephine Shercliff, decana da imprensa estrangeira em Portugal. Tinha 82 anos.

1986 - São condenados à morte os três réus acusados do assassínio da primeira-ministra indiana Indira Gandhi.

1988 – Morre, com 58 anos, o guitarrista e compositor espanhol Sabastian Maroto, autor da música para "Bodas de Sangue", de Frederico García Lorca.

1989 – Morre, com 75 anos, o poeta húngaro Sandor Weores.

1991 - O acusador público norte-americano revela que o general Manuel Noriega, antigo presidente do Panamá, recebeu salário da CIA durante 15 anos.

1992 – Morre, aos 74 anos, o historiador português Luís de Albuquerque.

- Morre, aos 84 anos, o psiquiatra Barahona Fernandes.

1998 - A revista Newsweek revela a existência de um caso entre o Presidente dos EUA, Bill Clinton, e uma estagiária da Casa Branca.

- Theodore Kaczynski, também conhecido como Unabomber, matemático, escritor e ativista político, é condenado a prisão perpétua.

1999 - Dirigentes do PSD e PP formalizam os princípios constitutivos da Alternativa Democrática.

2002 – Arranca o sistema de vigilância eletrónica de arguidos. Os tribunais passam a poder optar por trocar a prisão preventiva por uma pulseira eletrónica de controlo à distância. A decisão de aplicar pela primeira vez este mecanismo alternativo à pena de prisão é tomada pelo Tribunal Criminal da Comarca de Oeiras.

2004 - É criada a Ficha Técnica da Habitação.

2006 - Aníbal Cavaco Silva é eleito Presidente da República, com 50,54 por cento dos votos.

- O Partido Africano da Independência de Cabo Verde vence as eleições legislativas.

- Juan Evo Morales toma posse como 65.º Presidente da Bolívia.

2007 - Portugal e Argélia assinam acordo de cooperação no setor energético, no encerramento da I Cimeira entre os dois países.


- Morre, com 94 anos, o Abade Pierre, Henri Grouès, fundador do movimento de luta contra a pobreza Emaús.

2008 - Catorze países ratificam em Madrid um protocolo de gestão costeira, no âmbito do Convénio de Barcelona, que obriga a proteger os primeiros 100 metros dos 46 mil quilómetros da costa do Mediterrâneo.

- A criação de uma base de dados de perfis de ADN é promulgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

2009 - Cimeira Ibérica. Os governos de Portugal e de Espanha estabelecem o modelo final da linha e da estação Elvas/Badajoz do TGV.

- O Presidente norte-americano, Barack Obama, decreta o encerramento do centro de detenção de Guantánamo no prazo de um ano.

2010 – É inaugurado o Centro de Procriação Medicamente Assistida da Maternidade Júlio Dinis.

2012 - A maioria dos croatas vota a favor entrada da Croácia na União Europeia, com mais de 60 por cento dos eleitores a votar "sim" no referendo.

– Morre, aos 85 anos, Joe Paterno, lendário treinador que conquistou a melhor marca em termos de títulos no futebol americano universitário nos Estados Unidos.

2013 - O partido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o Likud, de direita, mantém-se o mais votado nas eleições legislativas, mas enfraquecido pelos avanços do partido centrista Yesh Atid.

- Os ministros das Finanças da União Europeia aprovam, em Bruxelas, a introdução de um imposto sobre as transações financeiras em 11 Estados-membros, entre os quais Portugal, através do mecanismo de cooperação reforçada, anunciou a presidência irlandesa da UE.

2014 - A polícia destrói as barricadas dos manifestantes em Kiev, Ucrânia. Os protestos espalham-se a outras cidades. No final do mês, o número de mortes ascende a quatro e há mais de 500 feridos.

2015 - Primeira ronda das negociações entre os EUA e Cuba, em Havana, para discutir a reabertura de embaixadas. A delegação norte-americana é chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipa cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

- Os acionistas da PT SGPS dão luz verde à venda da PT Portugal aos franceses da Altice, com 97,81% de votos favoráveis, num negócio avaliado em 7,4 mil milhões de euros.

- O PSD e os deputados do CDS-PP chumbam, na generalidade, na Assembleia da República, os projetos do BE, PS e PEV para estender aos casais de homossexuais a possibilidade de adoção de crianças.

2016 – A Assembleia da República aprova sem votos contra, com o apoio de todas as forças de esquerda, uma resolução do PS recomendando ao Governo a reposição dos complementos de pensão de trabalhadores de empresas do setor público empresarial.

- Governo e parceiros sociais, com exceção da CGTP, assinam um acordo para a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros em 2016.

2017 – Morre, aos 84 anos, Francisco Palmeiro, figura do Benfica entre 1953 e 1961.

2018 - Morre, aos 88 anos, Ursula K. Le Guin, escritora norte-americana de livros de fantasia e ficção cientifica.

2019 - O Tribunal da Relação de Lisboa considera prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube.

2020 – Macau confirma o primeiro caso do novo coronavírus, numa altura em que há mais de 440 infetados. Começa o isolamento da cidade de Wuhan ao mundo, devido ao novo coronavírus com as autoridades de saúde a cancelar voos e saída de comboios.

- Portugal anuncia que acionou os dispositivos de saúde pública e põe em alerta o Hospital de São João (Porto), o Curry Cabral e o Estefânia (Lisboa).

- A empresária angolana Isabel dos Santos é constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

2021 - O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul é identificado em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

2022 – Morre Don Wilson, guitarrista norte-americano, cofundador da banda The Ventures. Aos 88 anos