Restaurante presta homenagem à região com nova carta gastronómica
Paço dos Cunhas, em Santar, lançou uma nova carta de inverno que apresenta refeições baseadas em produtos regionais
1500 - D. Manuel I determina que "não se pague moradia aos moços fidalgos" sem terem dado provas do domínio da língua, com certidão do mestre de gramática.
1561 - Nasce o ensaísta, filósofo e político inglês Francis Bacon, autor de "The Advancement of Learning".
1581 - É derrotada, nos Açores, a esquadra espanhola comandada por Pedro Valdez, enviado de Filipe II.
1655 - Oliver Cromwell dissolve o Parlamento britânico.
1771 - A Espanha cede as Ilhas Malvinas ao Reino Unido.
1808 – Invasões Francesas. A casa real portuguesa chega ao Brasil. As forças de Napoleão instalam-se em Lisboa.
1815 - É assinado o tratado entre Portugal e o Reino Unido para a abolição do tráfico de escravos, a norte do Equador.
1818 - O Sinédrio é constituído no Porto por Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges, José da Silva Carvalho e João Ferreira Viana.
1879 - Perto de quatro mil guerreiros zulus atacam a guarnição britânica em Rorkés Drift, na África do Sul.
1887 – Morre António Maria Fontes Pereira de Melo, conselheiro do Rei, chefe do Partido Regenerador, primeiro titular das Obras Públicas. Tinha 67 anos.
1898 - Nasce o cineasta Sergei Eisenstein, em Riga, Letónia, realizador de "O Couraçado Potemkin".
1901 – Morre, aos 81 anos, Alexandrina Victoria, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Sucede-lhe o filho Eduardo VII.
1904 – Nasce o coreógrafo russo George Balanchine, nome essencial da dança no século XX.
1905 - Domingo sangrento em São Petersburgo. Dois mil operários são massacrados pela Guarda do czar. O acontecimento conduziria à Revolução.
1915 – São decretadas novas leis de trabalho nos setores do comércio e indústria. Estabelece-se um horário de dez horas, com intervalo de duas para o almoço, nos estabelecimentos comerciais, dez a oito horas nas oficinas e fábricas e sete nos escritórios e casas de câmbios.
1916 - Nasce o compositor francês Henri Dutilleux.
1944 - II Guerra Mundial. Cerca de 50 mil soldados aliados desembarcam em Anzio, a sul de Roma, na retaguarda das forças nazis.
1945 – Morre Dias Antunes, coronel da força aérea portuguesa deportado em Timor, na ilha de Atauro. Em 1978 viria a ser reintegrado, a título póstumo.
1957 - Israel completa a retirada da península do Sinai, mas permanece na Faixa de Gaza.
1961 - Operação Dulcineia. O capitão Henrique Galvão desvia o paquete Santa Maria, para o Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a ausência de liberdades fundamentais em Portugal.
1963 - A França e a Alemanha assinam o Tratado do Eliseu, que sela a reconciliação entre os dois países.
1970 – Começa o serviço regular do Boeing 747 entre Nova Iorque e Londres.
1972 – O Reino Unido, a Dinamarca, a Irlanda e a Noruega entram para a CEE. A Noruega abandonaria a organização após referendo nacional.
1973 – O Supremo Tribunal dos EUA estabelece o quadro legal para a despenalização do aborto.
1974 - O empresário Jorge Jardim, de Moçambique, define o plano para a aplicação do Programa de Lusaca, que prevê a independência dos territórios coloniais, e admite o recurso a um golpe de estado.
1975 - Primeiro Congresso do CDS. Nesse congresso, foi eleita a primeira Comissão Política, que teve como presidente e vice-presidente, respetivamente, Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.
- É publicado o regime de transição dos funcionários públicos portugueses dos novos Estados africanos.
1976 - O jornal República é devolvido à direção de Raul Rego.
1979 - Abu Hassan Salameh, alegado mentor do massacre da equipa israelita nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, é assassinado em Beirute.
1980 - O Governo soviético detém o físico Andrei Sakharov, Nobel da Paz em 1975, e retira-lhe os títulos oficiais.
1981 – Morre, com 80 anos, Luís Hernâni Dias Amado, Grão-Mestre da Maçonaria Portuguesa. Sucede-lhe Adão e Silva.
1985 – Morre Josephine Shercliff, decana da imprensa estrangeira em Portugal. Tinha 82 anos.
1986 - São condenados à morte os três réus acusados do assassínio da primeira-ministra indiana Indira Gandhi.
1988 – Morre, com 58 anos, o guitarrista e compositor espanhol Sabastian Maroto, autor da música para "Bodas de Sangue", de Frederico García Lorca.
1989 – Morre, com 75 anos, o poeta húngaro Sandor Weores.
1991 - O acusador público norte-americano revela que o general Manuel Noriega, antigo presidente do Panamá, recebeu salário da CIA durante 15 anos.
1992 – Morre, aos 74 anos, o historiador português Luís de Albuquerque.
- Morre, aos 84 anos, o psiquiatra Barahona Fernandes.
1998 - A revista Newsweek revela a existência de um caso entre o Presidente dos EUA, Bill Clinton, e uma estagiária da Casa Branca.
- Theodore Kaczynski, também conhecido como Unabomber, matemático, escritor e ativista político, é condenado a prisão perpétua.
1999 - Dirigentes do PSD e PP formalizam os princípios constitutivos da Alternativa Democrática.
2002 – Arranca o sistema de vigilância eletrónica de arguidos. Os tribunais passam a poder optar por trocar a prisão preventiva por uma pulseira eletrónica de controlo à distância. A decisão de aplicar pela primeira vez este mecanismo alternativo à pena de prisão é tomada pelo Tribunal Criminal da Comarca de Oeiras.
2004 - É criada a Ficha Técnica da Habitação.
2006 - Aníbal Cavaco Silva é eleito Presidente da República, com 50,54 por cento dos votos.
- O Partido Africano da Independência de Cabo Verde vence as eleições legislativas.
- Juan Evo Morales toma posse como 65.º Presidente da Bolívia.
2007 - Portugal e Argélia assinam acordo de cooperação no setor energético, no encerramento da I Cimeira entre os dois países.
- Morre, com 94 anos, o Abade Pierre, Henri Grouès, fundador do movimento de luta contra a pobreza Emaús.
2008 - Catorze países ratificam em Madrid um protocolo de gestão costeira, no âmbito do Convénio de Barcelona, que obriga a proteger os primeiros 100 metros dos 46 mil quilómetros da costa do Mediterrâneo.
- A criação de uma base de dados de perfis de ADN é promulgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
2009 - Cimeira Ibérica. Os governos de Portugal e de Espanha estabelecem o modelo final da linha e da estação Elvas/Badajoz do TGV.
- O Presidente norte-americano, Barack Obama, decreta o encerramento do centro de detenção de Guantánamo no prazo de um ano.
2010 – É inaugurado o Centro de Procriação Medicamente Assistida da Maternidade Júlio Dinis.
2012 - A maioria dos croatas vota a favor entrada da Croácia na União Europeia, com mais de 60 por cento dos eleitores a votar "sim" no referendo.
– Morre, aos 85 anos, Joe Paterno, lendário treinador que conquistou a melhor marca em termos de títulos no futebol americano universitário nos Estados Unidos.
2013 - O partido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o Likud, de direita, mantém-se o mais votado nas eleições legislativas, mas enfraquecido pelos avanços do partido centrista Yesh Atid.
- Os ministros das Finanças da União Europeia aprovam, em Bruxelas, a introdução de um imposto sobre as transações financeiras em 11 Estados-membros, entre os quais Portugal, através do mecanismo de cooperação reforçada, anunciou a presidência irlandesa da UE.
2014 - A polícia destrói as barricadas dos manifestantes em Kiev, Ucrânia. Os protestos espalham-se a outras cidades. No final do mês, o número de mortes ascende a quatro e há mais de 500 feridos.
2015 - Primeira ronda das negociações entre os EUA e Cuba, em Havana, para discutir a reabertura de embaixadas. A delegação norte-americana é chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipa cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.
- Os acionistas da PT SGPS dão luz verde à venda da PT Portugal aos franceses da Altice, com 97,81% de votos favoráveis, num negócio avaliado em 7,4 mil milhões de euros.
- O PSD e os deputados do CDS-PP chumbam, na generalidade, na Assembleia da República, os projetos do BE, PS e PEV para estender aos casais de homossexuais a possibilidade de adoção de crianças.
2016 – A Assembleia da República aprova sem votos contra, com o apoio de todas as forças de esquerda, uma resolução do PS recomendando ao Governo a reposição dos complementos de pensão de trabalhadores de empresas do setor público empresarial.
- Governo e parceiros sociais, com exceção da CGTP, assinam um acordo para a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros em 2016.
2017 – Morre, aos 84 anos, Francisco Palmeiro, figura do Benfica entre 1953 e 1961.
2018 - Morre, aos 88 anos, Ursula K. Le Guin, escritora norte-americana de livros de fantasia e ficção cientifica.
2019 - O Tribunal da Relação de Lisboa considera prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube.
2020 – Macau confirma o primeiro caso do novo coronavírus, numa altura em que há mais de 440 infetados. Começa o isolamento da cidade de Wuhan ao mundo, devido ao novo coronavírus com as autoridades de saúde a cancelar voos e saída de comboios.
- Portugal anuncia que acionou os dispositivos de saúde pública e põe em alerta o Hospital de São João (Porto), o Curry Cabral e o Estefânia (Lisboa).
- A empresária angolana Isabel dos Santos é constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.
2021 - O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul é identificado em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
2022 – Morre Don Wilson, guitarrista norte-americano, cofundador da banda The Ventures. Aos 88 anos
Paço dos Cunhas, em Santar, lançou uma nova carta de inverno que apresenta refeições baseadas em produtos regionais
Principais acontecimentos registados no dia 29 de janeiro, Dia Mundial dos Leprosos
Os Volcano Skin vão atuar a 27 de janeiro num concerto-baile com a participação de Ricardo Ramos. Já o Sr. Jorge está numa residên...