Geral

05 de 05 de 2024, 11:00

Lifestyle

Barro negro de Molelos (Tondela) recuperado em mais uma Soenga

Cozedura artesanal será feita no fim de semana de 18 e 19 de maio no Parque das Raposeiras

soenga molelos tondela

Fotógrafo: Câmara de Tondela

A cozedura artesanal do barro negro de Molelos vai ser recuperada em mais uma Soenga marcada para os dias 18 e 19 de maio no Parque das Raposeiras, no concelho de Tondela.

A organização é da Câmara e da Junta de Freguesia de Molelos e integra as celebrações do Dia Europeu da Cerâmica, que se assinala nesse fim de semana. Esta será a sexta edição da Soenga, uma iniciativa que arrancou em 2017.

Em comunicado, a Câmara de Tondela fala de “um evento único no país que permite, durante dois dias e pelas mãos dos oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica”.

O evento atrai visitantes nacionais e até estrangeiros que poderão assistir a todas as fases do processo de cozedura e à criação do barro negro. Em Molelos estão ainda em atividade sete oleiros que irão executar a louça preta, que já é um produto artesanal certificado. O momento será acompanhado por várias atividades culturais.

A Soenga arranca no dia 18 (sábado) pelas 15h00 com ateliês de demonstração de cerâmica. A animação musical estará a cargo do grupo Lôa Trovadoresca. O início da preparação da Soenga está marcado para as 18h00. À noite, pelas 21h00, haverá mais música com a Almada Street Band.

Já no dia 19 (domingo), as atividades arrancam pelas 14h30 com um desfile de três bandas filarmónicas pelas ruas de Molelos. Às 15h00, decorrerão novos ateliês de demonstração de cerâmica.

O concerto da Sociedade Filarmónica Tondelense, da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e da Banda de Vila Cova à Coelheira, no âmbito do projeto “Sons de Filarmónicas” da Fundação INATEL, começará pelas 16h00. Às 17h30, haverá um novo momento musical desta vez com o grupo Animadixie.

A desenforma da Soenga, que marcará o fim do evento, está agendada para as 18h00.