Geral

21 de 11 de 2021, 08:32

Lifestyle

Dormir... para estar bem acordado!

Embora não dormir o suficiente possa parecer pouco preocupante, na realidade o sono é fundamental para a Saúde Psicológica

observatório

O sono é uma função natural e básica que está sujeita a alterações ao longo dos vários períodos da vida. Embora o sono corresponda a um período de diminuição do estado de consciência e menor mobilidade física, o nosso organismo mantém uma intensa atividade, que permite o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central, o restabelecimento de vários outros sistemas, a recuperação de energia, o assegurar de diferentes funções hormonais (como por ex. a produção da hormona de crescimento) e a capacidade de defesa às infeções.

Em termos gerais, a maior parte das crianças e dos adolescentes precisa entre 8 a 10 horas de sono todas as noites, porque estão num período de grande crescimento físico, intelectual e emocional. De acordo com inúmeros estudos científicos ter bons hábitos de sono melhora o nosso humor, concentração e desempenho na escola ou no trabalho. Pelo contrário, os maus hábitos estão associados a sintomas de depressão (por exemplo, sentir-se mais vulnerável ou irritável), ao uso de álcool e outras drogas e à diminuição do desempenho escolar (estar cansado afeta a nossa memória, concentração e motivação).

Em maio de 2021 a equipa de Psicólogos em contexto escolar que integra o Observatório do Bem-Estar dos alunos do Concelho de Viseu, num inquérito aplicado a 1865 alunos desde o 1.º ao 12.º ano, recolheu indicadores acerca dos hábitos de sono, após o segundo confinamento. Os dados obtidos indicam que durante o ensino à distância houve um aumento do número de horas de sono nos alunos em geral, com particular incidência nos alunos do terceiro ciclo e secundário em que metade dos participantes referem também ter alterações no sono. Verificou-se, no entanto, que são os alunos destes dois níveis de ensino que mais referem não desligar o telemóvel durante a noite e terem o sono interrompido devido a notificações.

Perante estes dados importa refletir sobre a importância do sono no bem-estar dos nossos alunos. Um bom sono está dependente do estabelecimento de regras de higiene do sono (conjunto de hábitos e rituais que permitem facilitar o seu início e continuidade) adaptadas a cada grupo etário. A consistência e a regularidade no cumprimento destas regras oferecem uma maior sensação de segurança à criança e ao jovem. A regularidade da hora de deitar e levantar fazem também parte da rotina que deve ser criada para o período de sono. Este período deve ser precedido de uma fase de “desaceleração”, pelo menos na hora anterior, com atividades mais calmas, refeições menos volumosas e a eliminação de alimentos/bebidas que contenham estimulantes. Os aparelhos eletrónicos, para além de excitarem provocam, com a sua luminosidade e ruído, um atraso no conciliar do sono e dão origem a perturbações no seu decorrer pelo que a sua utilização deve ser reduzida uma hora antes de deitar devendo os equipamentos ser retirados do quarto durante a noite de forma a que o sono não seja interrompido.

Embora não dormir o suficiente possa parecer pouco preocupante, na realidade o sono é fundamental para a Saúde Psicológica, o equilíbrio emocional e o rendimento escolar dos nossos alunos...


Equipa do Observatório do Bem-Estar