Geral

24 de 07 de 2022, 09:00

Lifestyle

E lá vai mais um prémio para o Terras do Demo

Espumante produzido em Moimenta da Beira foi distinguido com mais uma distinção nacional através da variedade Verdelho

galeria vinhos genérico

Fotógrafo: D.R.

O espumante Terras do Demo, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora em Moimenta da Beira, foi distinguido com mais uma distinção nacional. A variedade ‘Verdelho’, da colheita de 2020, recebeu a Medalha de Prata na nona edição do “Prémio Uva de Ouro 2022”, um dos maiores concursos nacionais de prova de vinhos reconhecidos pelo Instituto da Vinha e do Vinho.

A prova juntou este ano mais de 80 provadores especializados numa prova cega, onde foram avaliadas 600 amostras de vinho.

“São distinções que nos enchem de orgulho e tornam a nossa marca ainda mais conhecida e reconhecida em todo o mundo. É também um prémio que galardoa todos quanto estão envolvidos na cadeia de produção: os homens que trabalham a terra, os colaboradores da Cooperativa, os produtores e todas as suas organizações”, disse João Silva, presidente da Cooperativa Agrícola do Távora.

A ‘Verdelho’ é uma variedade de uvas brancas, uma casta cultivada em todo o país. A variante produzida em Moimenta da Beira carateriza-se por ter um aspeto límpido com bolha fina e persistente, cor citrina com tons dourados, aroma intenso, um toque de frutos tropicais e um certo nível de acidez que garante que o projeto fique mais fresco.

O Terras do Demo nasceu em 2004 e tem conquistado o país e o mundo com várias distinções. Na altura do lançamento, foram produzidos sete mil exemplares, hoje já ultrapassa um milhão e 300 mil unidades.