Geral

01 de 05 de 2022, 09:00

Lifestyle

Festival de Teatro de Viseu regressa este domingo. Há 18 peças para ver até junho

Ao todo, cerca de 200 pessoas, incluindo crianças e jovens, vão participar nos espetáculos. O Auditório Mirita Casimiro vai ser o principal palco do Festival de Teatro

teatro viseu festival genérico

Fotógrafo: D.R.

O Festival de Teatro de Viseu regressa depois de um interregno de três anos e arranca já neste domingo (1 de maio).

Nesta edição número 21 do festival, que termina a 12 de junho, vão subir ao palco 18 peças de grupos formados por escolas, associações e instituições do concelho viseense. Ao todo, cerca de 200 pessoas, incluindo crianças e jovens, vão participar nos espetáculos.

Na apresentação do evento aos jornalistas, a vereadora da Cultura da autarquia, Leonor Barata, aplaude este regresso do festival e lembra que a iniciativa visa divulgar o que de melhor se faz no teatro não-profissional de Viseu.

“A ideia de um festival de teatro que nos permite conhecer o que se vai fazendo no teatro amador, juvenil e escolar é muitíssimo importante porque nós sabemos que são nestes laboratórios de criação que se começam a formar novos artistas e também porque a arte, e sobretudo o teatro, poderão ser mecanismos para a inclusão, a criação de laços e até a abertura para novos mundos e a chegada de novos conteúdos”, sustenta.

O Auditório Mirita Casimiro vai ser o principal palco do Festival de Teatro. Cada grupo participante recebeu 350 euros para preparar os espetáculos e, no final, há prémios para as melhores criações e interpretações.

“Vai haver prémios para melhor espetáculo, melhor interpretação feminina e masculina, melhor texto, melhor encenação… vão haver estes prémios que não têm com o objetivo de competição, mas sim o reconhecimento e a valorização destas iniciativas”, frisa Leonor Barata. O júri vai ainda atribuir o Prémio Osório Mateus, que será dedicado ao melhor texto original. O vencedor deste galardão vai receber um prémio no valor de 1.000 euros.

O festival arranca com a peça “Teatro de Operações”, da Zunzum Associação Cultural, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, na Rua José Branquinho, com duas sessões marcadas para as 16h00 e as 19h00 deste domingo.

Além da Zunzum, também vão participar a Visiunarte, a AFTA, o Recreativo de Bassar, a Enérgica, a Associação Jita Kyoei, o Colégio da Via-Sacra, o Colégio da Imaculada Conceição e a Escola D. Luís Loureiro. Os bilhetes poderão ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro.