Geral

08 de 04 de 2021, 17:27

Lifestyle

Festival sem sair de casa? Sim, é possível... é Primavera

Mais de 250 músicos participam no festival Internacional de Música, sendo a edição com mais portugueses

Festival da Primavera

Arrancou no dia 1 de abril, o 14º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que reúne cerca de 250 músicos e onde estão a ser transmitidos, em formato digital, mais duas dezenas de concertos, no site e no canal de Youtube do festival. Aqui ficam as propostas ara os próximos dias. Sente-se e aprecie a música.

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe este domingo (11 de abril), pelas 19h00, João Roiz Ensemble, Bayan Quartet e Bruno Cândido. Os músicos irão interpretar Richard Wagner.

Na segunda-feira (12 de abril), a Aula Magna volta a receber duas atuações. Pelas 19h00, Cláudia Pereira Pinto e João Lucena e Vale irão interpretar Francisco de Lacerda.

Duas horas mais tarde, a partir das 21h00, é a vez de “Clarinete em Fado – e outras músicas” com António Saiote, Artur Caldeira e Daniel Paredes. Serão interpretados vários músicos como Jaime Santos, Frederico Valério, Paulo de Carvalho, Fontes Rocha, entre outros.

Também na Aula Magna do Politécnico, na terça-feira (13 de abril), atuará, pelas 19h00, o guitarrista Carlo Curatolo. O músico irá interpretar Albéniz, Castelnuovo-Tedesco e Barrios Mangoré.

O trio Cavalcade – Jérémy Jouve, Mathias Duplessy e Prabhu Edouard atua pelas 21h00, no mesmo dia, na Aula Magna. Mathias Duplessy é o artista que irá ser interpretado pelas guitarras e tabla.

Na quarta-feira (14 de abril), o Museu Nacional Grão Vasco recebe o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. A partir das 21h00, o grupo irá atuar ao som J. Peixinho.

Bruno Monteiro, Miguel Rocha e João Paulo Santos irão atuar na quinta-feira (15 de abril), na Câmara Municipal de Viseu. Ao som do violino, violoncelo e piano irão ser interpretados músicos como Eugène Ysaÿe e Ernest Chausson.

Na sexta-feira (16 de abril), a Orquestra Filarmonia das Beiras atua no Teatro Viriato, pelas 21h00. Richard Wagner, Giacomo Puccini, Charles Ives, Aaron Copland e Igor Stravinsky serão os músicos interpretados.

O festival conta também com masterclasses de diferentes instrumentos destinados a estudantes e músicos. No dia 12 de abril, as duas masterclasses existentes serão destinadas à guitarra e à percussão. Já no dia 16 de abril, a aula privilegia o violoncelo. As inscrições podem ser feitas através da plataforma do festival.

O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu é organizado pelo Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu através do programa Viseu Cultura.