Geral

21 de 05 de 2023, 09:00

Lifestyle

Há uma praia com 'água de ouro' em Moimenta da Beira

Praia fluvial de Segões foi a única da região a ser distinguida com o galardão Praia com Qualidade de Ouro 2023 da Quercus. Associação ambientalista atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022

praia fluvial segões moimenta

Fotógrafo: Câmara de Moimenta da Beira

A praia fluvial de Segões, no concelho de Moimenta da Beira, foi a única do distrito de Viseu a ser distinguida com o galardão Praia com Qualidade de Ouro 2023 da associação ambientalista Quercus pelas suas águas.

Para obter a distinção, a água balnear teve de ser avaliada de acordo com vários critérios como o facto de ter tido uma qualidade da água considerada "excelente" na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e também o facto de todas as análises realizadas na última época balnear terem apresentado resultados melhores nos indicadores bacterianos.

Para a época balnear de 2023, a Quercus atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 do interior e 10 de transição.

Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a região Norte, onde se inclui a de Segões, a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98), seguida da região do Algarve, com 85. A zona Centro teve 40 praias reconhecidas.

A distinção foi entregue a mais de um mês do prazo previsto para a conclusão das obras de reconversão do bar e balneários da praia num centro de acolhimento ao turista de natureza.

“À boa nova das obras que lá decorrem, cujo prazo de conclusão previsto é o próximo dia 30 de junho, junta-se agora esta da qualidade máxima das suas águas. São duas boas notícias que podemos e devemos divulgar com orgulho. A Praia Fluvial de Segões vê uma vez mais reconhecido o seu valor. Trata-se de um belíssimo espaço de veraneio, um dos mais aprazíveis do concelho e da região”, disse o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.