Geral

14 de 08 de 2022, 08:16

Lifestyle

S. João da Pesqueira: a rua onde os gatos contam uma história judaica

A presença de judeus no concelho data do século XV e os vestígios desta comunidade reflectem-se no urbanismo da vila

Travessa dos gatos S. João da Pesqueira

É na Rua dos Gatos que se encontram alguns dos testemunhos da presença da comunidade judaica em S. João da Pesqueira, um dos municípios que integram a Rota das Judiarias.

A presença de judeus no concelho data do século XV e os vestígios desta comunidade reflectem-se no urbanismo da vila, principalmente na configuração labiríntica e na assimetria das habitações da antiga judiaria, hoje conhecida, então, como Rua dos Gatos.

Logo à chegada é, precisamente, um gato que recebe quem entra por uma das transversais da rua. Na janela, parece ali ter sido colocado para dar as boas vindas a quem visita este pedaço de museu a céu aberto no centro da vila. Deitado e sereno, convida a uma visita sem pressa à rua que ganhou nova vida com paredes direitas e embelezadas com flores nas janelas e nas portas.

Percorrendo a rua de uma ponta à outra, são muitos os gatos que se avistam, em faiança com várias cores e posições. Confundem-se entre as flores e os adornos. São verdadeiros? Um olhar mais atento dizem que não...

Esta pequena rua confunde-se com as origens da vila, pois são muitos os pesqueirenses que não hesitam em apontá-la como o local do seu nascimento. Outros há que a remetem logo para a herança judaica e cristã-nova pesqueirense.

A presença judaica estende-se ainda por todo o concelho e em aldeias como Riodades e Paredes da Beira. onde existem interessantes cruciformes e até singulares inscrições hebraicas, esculpidas no granito das habitações, muitas de traçado tardo-medieval. Em Trevões, antiga sede de um concelho medieval, surpreende outra Rua dos Gatos que, à semelhança da primeira, também está associada à herança judaica.