Geral

12 de 01 de 2023, 17:43

Agenda

Lamego: Vila de Lazarim recupera janeiras este fim de semana

Centro Interpretativo da Máscara Ibérica recebe no domingo o tradicional Cantar das Janeiras e dos Reis pelo Grupo de Cantares local

grupo de cantares de lazarim

Fotógrafo: Centro Interpretativo da Máscara Ibérica

O Centro Interpretativo da Máscara Ibérica em Lazarim, no concelho de Lamego, vai receber este domingo (15 de janeiro) o tradicional Cantar das Janeiras e dos Reis pelo Grupo de Cantares local.

A atuação está agendada para as 15h00. O Grupo de Cantares de Lazarim tem-se dedicado nos últimos anos a recuperar cânticos tradicionais, um trabalho que começou em 2016 e culminou na apresentação do álbum “Cantares das Janeiras e dos Reis” em 2019.

A apresentação servirá para “dar continuidade à preservação e divulgação desta tradição de Lazarim”, realça a Câmara de Lamego. Na atuação, vai ser também apresentado um conjunto de novas recolhas de canções tradicionais de Lazarim.

“Tendo em conta que o Património é a essência de um local e indissociável da sua identidade e, visto que o CIMI tem um papel fulcral na preservação e divulgação das várias tradições culturais, é de grande importância dar continuidade à preservação destas heranças, contribuindo assim para uma maior proximidade com a comunidade local”, destaca o município.