Geral

17 de 08 de 2022, 10:35

Agenda

Milhares de fiéis esperados nas Festas da Senhora do Castelo

Festividades decorrem nos dias 7 e 8 de setembro em Mangualde

santuário senhora do castelo mangualde

Fotógrafo: D.R.

O concelho de Mangualde volta a celebrar a Nossa Senhora do Castelo com as tradicionais festas que irão decorrer no início de setembro.

Nas festividades, que decorrem nos dias 7 e 8, a organização espera receber centenas de fiéis no monte onde está o santuário local para agradecer à padroeira, segundo lembra a organização dirigida pela Santa Casa da Misericórdia local. Em Mangualde, o feriado municipal é assinalado precisamente no último dia deste evento.

A organização promete animação e as tradicionais merendas durante os dois dias de festa.

Do cartaz, um dos destaques vai para a Procissão das Velas no dia 7 às 20h30, com início ao fundo das escadinhas do santuário. Às 21h00, atua o Grupo Coral de Abraveses, que fará o recital mariano e, às 22h30, tocam os Hi-Fi.

No dia 8, assinala-se o feriado municipal e o dia da Natividade de Nossa Senhora. A efeméride será assinalada com uma missa campal marcada para as 11h00 com a presença do bispo de Viseu, D. António Luciano. Para as 15h15, está marcado um desfile etnográfico com os ranchos folclóricos Os Rouxinóis do Dão de Fagilde e Rancho de Quintela.

Para o final da tarde, estão previstas atuações do Grupo de Concertinas de Povolide (17h30), d’Os Mal Amados (18h30) e dos Toca a Animar (19h30). O dia acaba com a banda A4 às 21h00.