Geral

18 de 05 de 2022, 15:03

Agenda

Moimenta da Beira recebe rastreio de doenças cardiovasculares

Rastreio decorre esta quinta-feira para pessoas com mais de 65 anos e pretende medir o colesterol, a glicemia, a tensão arterial e a doença coronária

joão azevedo saúde autárquicas

A vila de Moimenta da Beira vai receber nesta quinta-feira (19 de maio) um rastreio para pessoas com mais de 65 anos. Segundo os promotores, o rastreio pretende medir o colesterol, a glicemia e a tensão arterial e ainda avaliar a doença coronária, visando “sensibilizar a população sénior para os fatores de risco das doenças cardiovasculares”.

O rastreio é organizado pelos projetos Gentes CLDS-4G e Moimentaainovar, pelo Banco Local de Voluntariado e pelo Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. O evento vai decorrer entre as 9h30 e as 12h00 nas instalações da Gentes CLDS 4G, em frente à Central de Camionagem.

O evento vai decorrer entre as 9h30 e as 12h00 nas instalações Gentes CLDS 4G, em frente à Central de Camionagem, em Moimenta da Beira, e tem o apoio do município local.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e também a primeira causa de morte em Portugal, incluindo o acidente vascular cerebral, a insuficiência cardíaca, o enfarte agudo do miocárdio e a angina de peito.

A organização frisa que a realização precoce de rastreios e o tratamento adequado reduz o risco de complicações e a sua mortalidade.