Geral

08 de 05 de 2023, 16:09

Agenda

Distrito de Viseu caminha pela luta contra o cancro

Grupos de voluntariado comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro organizam iniciativas em Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Tondela

caminhada liga cancro

Fotógrafo: Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, neste mês de maio, caminhadas "Todos por Todos", que estão a percorrer os concelhos da região Centro. Penalva do Castelo, Sátão, Mangualde e Tondela são os municípios do distrito de Viseu que vão acolher as iniciativas.

Em Sátão e em Penalva do Castelo as caminhadas vão ter lugar a 21 de maio. As concentrações nos dois concelhos estão marcadas para as 08h30 e as 16h00, respetivamente, em frente aos edifícios dos Paços do Concelho.

Já no dia 28 de maio terão lugar as caminhadas solidárias de Mangualde e Tondela, ambas a começarem pelas 09h00.

As ações decorrem no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais do Núcleo Regional do Centro da LPCC. O objetivo é “contribuir para a promoção da educação para a saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro”.

As inscrições, que custam cinco euros, estão abertas e poderão ser feitas junto dos grupos de voluntariado comunitário.

"Todos Por Todos" é o lema do conjunto de ações de voluntariado comunitário, a decorrer em toda a região Centro, que visa a promoção de um estilo de vida saudável, educação e acesso à informação, bem como promover a ação individual e coletiva na luta contra o cancro, além de promover sinergias para aumentar o impacto desta mensagem.

Segundo os mais recentes dados, as estimativas apontam para o surgimento de cerca de 60.000 novos casos de doença oncológica ao ano. São ainda registadas cerca de 28.000 mortes.