Geral

26 de 09 de 2022, 17:29

Agenda

Visitas gratuitas em Viseu e Lamego no Dia Mundial do Turismo

Muralha Romana e Capela do Solar dos Condes de Prime, em Viseu, vão excecionalmente abrir as portas. Lamego abre as portas das Torres do Santuário dos Remédios

muralha romana viseu

Fotógrafo: D.R.

Viseu e Lamego vão assinalar amanhã (dia 27) o Dia Mundial do Turismo com visitas gratuitas aos seus pontos turísticos mais conhecidos.

Em Viseu, a Muralha Romana, na Rua Formosa, e a Capela do Solar dos Condes de Prime, na Rua dos Andrades, vão abrir as portas excecionalmente esta terça-feira para turistas e visitantes. Os dois locais estão habitualmente encerrados ao público.

Para aceder à Muralha Romana, construída no século IV e considerada o monumento mais expressivo da época romana em Viseu, os interessados deverão contactar o Núcleo de Turismo através do número 963 766 214.

Já para visitar a capela construída no século XVIII, situada perto da Rua Formosa, basta entrar pela entrada principal que estará aberta. As visitas estarão disponíveis entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Também as viagens no Comboio Turístico serão grátis. Os viajantes poderão entrar na viatura às 10h00, 11h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00. O carrossel do Parque Aquilino Ribeiro também terá viagens gratuitas das 14h00 às 19h00.

Lamego abre as portas das Torres dos Remédios
Em Lamego, a autarquia, a Diocese e a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios associam-se às celebrações do Dia Mundial do Turismo com visitas gratuitas às torres do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, das 10h00 às 18h00, levando os turistas a desfrutar da vista panorâmica sobre a Mata dos Remédios e a cidade de Lamego.

Desde agosto último, o acesso às Torres do Santuário é um novo produto turístico local, dinamizado pela Diocese de Lamego e pela Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, que integra um roteiro para a cidade no qual estão representados vários edifícios e espaços públicos emblemáticos.

Localizado no Monte de Santo Estevão, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1984, destacando-se como um dos locais de peregrinação mais importantes de Portugal.

O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.

Este dia pretende promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo. Este ano, o mote da efeméride é “Repensar o Turismo”.