Autor

Rita Andrade

08 de 09 de 2023, 10:26

Colunistas

UCC OU UCCI... Sabe a diferença?

Todas estas Unidades fazem parte do nosso Serviço Nacional de Saúde, permitindo responder às necessidades das pessoas em cuidados especializados nas diversas áreas

O dialeto nos cuidados de saúde é inundado de siglas, ouvimos as mais diversas siglas – vocábulo formado com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras e que geralmente se pronuncia soletrando o nome de cada letra – muitas vezes nem sequer sabemos o que significam ou podemos associar a, termos, palavras, equipas ou entidades distintas daquelas a que a abreviatura se refere.
Estas associações erradas podem levara que haja confusão / falhas na comunicação e até mesmo influenciar/ prejudicar todos os processos do cuidar. Exemplo evidente do descrito é a sigla UCC.
De forma reiterada (e incorreta) as pessoas usam habitualmente a sigla UCC para indicar as “Unidade de Cuidados Continuados”, contudo a verdadeira designação destes serviços seria UCCI (Unidade de Cuidados Continuados Integrados). A sigla UCC remeterá então para as Unidades de Cuidados na Comunidade.
Dito isto, qual é realmente a diferença entre estas designações abreviadas que são tão distintas, mas existem em função de um bem comum?
As UCCI (Unidade de Cuidados Continuados Integrados) integram-se na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e têm como missão proporcionar conforto, bem-estar e cuidados de saúde e humanos, prevenindo o agravamento de situações de dependência e promovendo a autonomia das pessoas, numa perspetiva de solidariedade social e empowerment, em regime de internamento.
Estas podem ser de três tipologias: Unidades de Convalescença; Unidades de Média Duração e Reabilitação; Unidades de Longa Duração e Manutenção. Estas tipologias diferenciam-se entre cuidados dirigidos a pessoas que não necessitam de cuidados hospitalares, mas que devido a uma situação de doença súbita ou ao agravamento duma doença ou deficiência crónica, requeiram cuidados de saúde que, pela sua frequência, complexidade ou duração, não possam ser prestados no domicílio, necessitam de reabilitação para ganho de autonomia, ou quando aumenta o grau de complexidade de cuidados à pessoa.
Então o que são as UCC? As UCC são Unidades de Cuidados na Comunidade que prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atuam, ainda, na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.
Sabia que, em Viseu existem duas UCC que intervêm nos/as utentes / comunidades do Concelho?

Gostaria de falar um pouco sobre a nossa, a UCC Viseense, que é uma Unidade de Cuidados na Comunidade do ACeS Dão Lafões, sediada no Centro de Saúde Viseu 3 (Jugueiros). A população alvo é constituída pelos utentes inscritos nas três Unidades de Saúde Familiar (USF) do mesmo Centro de Saúde: USF Cidade Jardim, USF Grão Vasco e USF Viriato, bem como da USF São Teotónio (sediada na rua João Mendes, N.º 72, Viseu), intervindo, também, de forma articulada com algumas instituições locais sedeadas nas freguesias: União de Freguesias Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, União de Freguesias dos Coutos, União de Freguesias de Vila Chã de Sá e Fail, União de Freguesias Repeses e São Salvador, em Lordosa, Calde, Silgueiros, Ranhados, São João de Lourosa e Fragosela.
A UCC Viseense tem como missão prestar cuidados de saúde de domínio biopsicossocial de âmbito domiciliário e comunitário, às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física/psíquica e funcional. Atuamos na literacia em saúde e na integração em redes de apoio à família, garantindo sempre a continuidade, a acessibilidade, a satisfação dos utentes, o rigor e a excelência na prestação de cuidados.

Dividimos a nossa intervenção em 4 grandes áreas de atuação:
Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), equipa integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados que presta cuidados no domicilio;
Saúde Escolar (integrando a Equipa Local de Saúde Escolar de Viseu), realizando formação no âmbito dos vários programas de Saúde à comunidade escolar (Docentes, não docentes, alunos/as e Encarregados/as de Educação);
Apoio a utentes/grupos vulneráveis;
Intervenção comunitária no âmbito do Estatuto do Cuidador Informal e em parcerias com entidades/instituições locais;
A equipa é dotada de enfermeiros especialistas nas diversas áreas do cuidar, possibilitando ao utente receber cuidados altamente especializados em diversas áreas.
Trabalhamos em estreita articulação com as Equipas de Saúde Familiar, Unidade de Saúde Pública, Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas, Câmara Municipal de Viseu, Juntas de Freguesia e outros parceiros.
Todas estas Unidades fazem parte do nosso Serviço Nacional de Saúde, permitindo responder às necessidades das pessoas em cuidados especializados nas diversas áreas.
Toda a intervenção e articulação promovida pela UCC Viseense é gratuita para o/a utente e integrada nos Cuidados de Saúde Primários.
Venha conhecer a nossa Unidade, pesquise no seguinte Link: https://sites.google.com/view/uccviseense/quem-somos


Rita Andrade
Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense