Geral

17 de 04 de 2024, 17:19

Cultura

A solidão transformada em companhia esta sexta-feira em Viseu

Performance é a 23.ª do ciclo Nove – Novos Tempos, Novas Dramaturgias, da companhia Cem Palcos, e sobe ao palco do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu

a visita nove cem palcos

Fotógrafo: Cem Palcos

O primeiro polo do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu (antiga Incubadora do Centro Histórico) recebe esta sexta-feira (19 de abril) a performance “A Visita”, integrada no ciclo Nove – Novos Tempos, Novas Dramaturgias.

Naquele que já é a 23.º espetáculo da iniciativa da companhia Cem Palcos, o bailarino e intérprete ucraniano Yarik e a dramaturga Andresa Soares exploram as expectativas dos que visitam e de quem é visitado inesperadamente, colocando em cena um protagonista solitário que, de repente e inesperadamente, se vê acompanhado de um grupo de pessoas.

A performance foi preparada nos últimos dias, numa residência artística. As sessões para o público, com a duração de nove minutos, estão marcadas para as 19h09, 19h29, 19h49, 21h09, 21h29 e 21h49. Antes, o espetáculo será apresentado a instituições às 15h09, 15h29 e 15h49.

O Nove continua com as propostas de António Alvarenga e do artista belga Walter Janssens a 17 de maio e de José Carlos Sousa e João Ricardo Pedro a 31 de maio.

As apresentações em Viseu terminam com a performance de Joana Bértholo na dramaturgia e de Joana Pupo na interpretação. O Nove encerra a edição deste ano em Coimbra, em parceria com o Teatrão, na Oficina Municipal de Teatro, com Hanneke Paauwe na dramaturgia e Beatriz Rodrigues na interpretação.