Geral

15 de 09 de 2022, 11:51

Cultura

Freiras voltam a fugir de Aguiar da Beira

Companhia Trigo Limpo volta a apresentar no próximo dia 24 de setembro o espetáculo de teatro de rua “A Fuga das Freiras”

fuga das freiras acert

Fotógrafo: D.R./Daniel Nunes

A companhia Trigo Limpo, da ACERT, regressa a Aguiar da Beira no próximo dia 24 de setembro (sábado) para apresentar o espetáculo de teatro de rua “A Fuga das Freiras”.

A peça será apresentada ao ar livre, a partir das 21h30, no Largo dos Monumentos, no centro da vila.

O Trigo Limpo criou o espetáculo em 2015, depois de ter sido desafiado pelo município de Aguiar da Beira a criar, juntamente com o grupo de teatro Grup’Arte, um espetáculo de teatro comunitário com base na origem da devoção em torno da Nossa Senhora da Lapa.

Desde então, a produção teatral transformou-se “numa das marcas culturais de Aguiar da Beira”.

A peça, que conta com a participação de figurantes do concelho, conta a história de uma pastora chamada Joana, a menina que descobriu numa ermida a imagem da Senhora da Lapa.

Segundo a ACERT, o sucesso do espetáculo levou a que, em 2018, voltasse à cena, com uma roupagem nova. Em 2019, foi criado o espetáculo “Quem conta um conto…” que foi refeito em 2021 "com algumas inovações dramatúrgicas de forma a continuar a alimentar o imaginário popular e a memória coletiva".

"Este ano, decidimos seguir o fio narrativo em torno da vida da pastora Joana, a menina que descobriu, numa ermida, a imagem da Senhora da Lapa", acrescenta a associação.

O espetáculo terá entrada gratuita.