Geral

11 de 01 de 2023, 11:29

Cultura

ACERT recebe espetáculo que alerta para os incêndios florestais

"Sob a Terra" entra em digressão pela zona Centro a partir de janeiro. Peça conta a história de uma aldeia e das suas gentes, numa terra onde a irresponsabilidade e a ignorância imperam

sob a terra espetáculo

Fotógrafo: D.R./Leirena Teatro

A ACERT, em Tondela, recebe a 26 de março o espetáculo "Sob a Terra", que sensibiliza para o flagelo dos incêndios florestais. Seis municípios da região Centro vão acolher a peça no primeiro trimestre deste ano. O espetáculo em Tondela está agendado para as 18h00 de 26 de março.

A apresentação da companhia Leirena Teatro já subiu ao palco do Teatro Viriato, em Viseu, no passado dia 19 de dezembro. A digressão decorre no âmbito do projeto “Não Brinques com o Fogo” da Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

A peça conta a história de uma aldeia e das suas gentes em três capítulos, numa terra onde a irresponsabilidade e a ignorância imperam, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo. O espetáculo já tinha sido apresentado no verão de 2020, em diversas localidades afetadas pelos incêndios rurais.

“Tendo como princípio orientador a capacidade transformadora das artes, o projeto recebeu mensagens-chave veiculares sobre comportamentos de risco relativamente aos incêndios florestais, promovendo uma mudança de atitudes através da sensibilização e capacitação das comunidades para a valorização e proteção do seu território”, referiu em nota a Direção Regional de Cultura do Centro.

Com dramaturgia dividida em três atos, a encenação de Frédéric Da Cruz Pires, a música ao vivo da Surma e a projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas, o espetáculo regressa para uma digressão com seis apresentações em janeiro e março em Castelo Branco, Tábua, Pedrógão Grande, Albergaria-a-Velha, Lousã e Tondela, todas com entrada gratuita.