Geral

20 de 10 de 2021, 12:18

Cultura

Amarelo Silvestre apresenta peça que denuncia abusos de poder e preconceitos

Peça "½ Kg de Carne", baseada na obra de William Shakespeare, será apresentada este fim de semana em Carregal do Sal e vai passar por Aveiro no final de outubro

meio quilo de carne

Fotógrafo: D.R.

A companhia Amarelo Silvestre, de Canas de Senhorim, apresenta por estes dias a peça ½ Kg de Carne, baseada na obra de William Shakespeare.

Depois das apresentações feitas em Guimarães e Canas de Senhorim, o espetáculo vai subir ao palco do Centro Cultural de Carregal do Sal este sábado (23 de outubro). A peça vai ainda passar por Aveiro, onde vai ser apresentada no Teatro Aveirense no dia 30.

Segundo a encenadora Rafaela Santos, a criação original foi feita em parceria com a companhia Teatro Oficina de Guimarães contando com a participação de cinco intérpretes do Gangue de Guimarães.

A peça foi criada a partir da obra “O Mercador da Veneza” de Shakespeare. “Procurámos fazer uma síntese de reflexão e denúncia de abusos de poder, que é sempre um tema muito recorrente nas peças de Shakespeare, mas que resultou num híbrido entre um coro que delata crimes e acusa mas que também perpetua preconceitos à volta de diferenças de ideais, religiões, amores proibidos, homofobia…”, explica Rafaela Santos.

A encenadora acrescenta que ½ Kg de Carne será uma peça curta “de 45 minutos intensa, com muito movimento e pouco texto”.

“O texto que existe é partilhado muitas vezes a partir dos coros e dos arranjos musicais”, afirma acrescentando que o movimento em palco será dividido “entre o contemporâneo e o teatral”.

“Pode dizer-se que é um teatro musicado, mas não é um musical. A música, o movimento e a palavra repetida até à exaustão coabitam nesta criação”, acrescenta Rafaela Santos.

½ Kg de Carne será apresentado a partir das 21h00 de sábado em Carregal do Sal. Em Aveiro, a peça começa às 21h30 de 30 de outubro.