Geral

10 de 05 de 2022, 14:45

Cultura

Capicua apresenta peça no Teatro Viriato

Desperdício, consumismo e alterações climáticas são os temas do espetáculo "A Tralha", que está em cena esta quinta e sexta-feira em Viseu

A Tralha

Fotógrafo: D.R./Bruno Simão

A rapper Capicua vai apresentar, esta quinta e sexta-feira (12 e 13 de maio), a peça “A Tralha” no Teatro Viriato. O espetáculo, escrito e dirigido pela artista, será interpretado por Tiago Barbosa e abordará temas como o desperdício, o consumismo e as alterações climáticas.

O espetáculo vai ter sessões voltadas para o público e a comunidade escolar, nesta estreia na escrita para teatro para Capicua, que recebeu um convite da BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas para criar a peça.

O Teatro Viriato frisa que as várias temáticas presentes em “A Tralha” são abordadas por “um homem que enfrentou, sozinho, longos meses de confinamento”. A interpretação do monólogo é feita por Tiago Barbosa, enquanto Capicua vai manipulando objetos e construindo uma cenografia que evolui ao longo da narrativa.

“Esta peça é um ensaio-quase-monólogo sobre acumulação, artificialidade e obsolescência. Vivemos rodeados de coisas e é nelas que depositamos muito do nosso conforto. As coisas servem de extensão do nosso corpo. Servem de interface com o mundo e é na sua manipulação que definimos grande parte das coreografias que compõe a nossa rotina”, afirma a rapper, salientando ainda que “ao mesmo tempo é nas coisas que nos afundamos, num planeta afogado em plástico e em que o que tomamos como descartável é afinal indestrutível”.

Com uma duração de 60 minutos, o espetáculo vai ter duas sessões, uma na quinta-feira, às 15h00, e a outra na sexta-feira, às 21h00. A sessão de quinta-feira será acessível para alunos do ensino secundário, com língua gestual portuguesa e audiodescrição.