Geral

15 de 04 de 2024, 11:38

Cultura

Carlos Peninha na última semana do Festival da Primavera, em Viseu

Até ao próximo sábado (20 de abril), ainda pode assistir aos últimos concertos da 17.ª edição, com destaque também para as atuações da Orquestra Filarmónica Portuguesa e do pianista Bruce Liu, entre outros

carlos peninha com quarteto de cordas créditos facebook

O Festival Internacional de Música da Primavera, em Viseu, entra agora na última semana. Até ao próximo sábado (20 de abril), ainda pode assistir aos últimos concertos da 17.ª edição, com destaque para as atuações do músico Carlos Peninha, da Orquestra Filarmónica Portuguesa e do pianista Bruce Liu, entre outros.

Esta segunda-feira (dia 15), o Teatro Viriato recebe às 21h00 a atuação do violoncelista Jeremy Lake e da pianista Katerina Kabakli, que vão interpretar obras de compositores como Beethoven, Dmitri Shostakovich e Astor Piazzolla.

Na terça-feira (dia 16), Luísa Barriga e António Oliveira apresentam no auditório da Escola Secundária Emídio Navarro (ESEN) um recital comemorativo dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Neste concerto também marcado para as 21h00, a primeira parte será dedicada a composições de autores portugueses como Luís de Freitas Branco, Vianna da Motta e Fernando Lopes-Graça, que musicaram poemas de Camões. A segunda parte traz sonetos musicados por Rui Soares da Costa e Joly Braga Santos, entre outros.

Na noite de quarta-feira (dia 17), o músico de Viseu, Carlos Peninha, sobe também ao auditório da ESEN para apresentar o seu mais recente disco, “Tudo Começa Agora”, que foi criado na pandemia da Covid-19. Este é o quarto trabalho de estúdio lançado por Carlos Peninha, depois de “Tocar o Chão” (2017), “Pontos de Vista” (2019) e “Dispersos” (2021).

A Aula Magna do Politécnico de Viseu recebe na quinta-feira (dia 18) os concertos do violinista e compositor Eliseu Silva, que apresenta os seus “24 Caprichos Fadistas” e irá prestar homenagem aos 50 anos do 25 de Abril com obras inspiradas em Zeca Afonso, e da guitarrista Marta Pereira da Costa, a primeira mulher a tocar profissionalmente a guitarra portuguesa no fado.

A Aula Magna também acolhe na noite de sexta-feira (dia 19) o pianista canadiano Bruce Liu, que venceu em 2019 o Concurso Internacional de Piano de Viseu. O músico regressa agora após a sua vitória no 18º Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia. Considerado uma “estrela de rock da música clássica”, tem feito turnês internacionais com algumas das mais prestigiadas orquestras e maestros. Em Viseu, vai tocar composições de Haydn, Chopin, Kapustin, Beethoven e Prokofiev.

O Festival da Primavera termina no sábado (dia 20) com a Orquestra Filarmónica Portuguesa a apresentar-se no Pavilhão Multiusos, tocando a Sinfonia n.º 2 de Gustav Mahler, também intitulada “Ressurreição” e uma das melhores sinfonias de todos os tempos.