Geral

19 de 07 de 2021, 16:50

Cultura

Cinco dias do festival Que Jazz é Este em oito espaços diferentes

Veja aqui a programação do festival

festival jazz viseu genérico arquivo 309303

Cinco dias seguidos de programação, oito espaços, 16 concertos, cinco concertos ao domicílio, um workshop de jazz, conversas, oficinas e vinte horas de rádio, entre 21 e 25 de julho, dão vida à edição deste ano do Festival de Jazz de Viseu.

Entre os nomes para o cartaz deste ano, estão a banda InnerVille, a dupla ¡Golpe!, o Colectivo Gira Sol Azul com Tony Momrelle, Carlos Peninha Quarteto, a formação Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa e os Carapaus Afrobeat, entre outros.

Já na próxima quarta-feira (21 de julho), no Carmo’81, pelas 19h00, vai dar palco aos InnerVille, um coletivo formado por Gabriel Soares, Rafael Santos, António Cardoso, Gonçalo Ribeiro, Hugo Silva e José Pedrosa, que explora uma cidade dividida entre “HipHopLand”, “SoulBlock”, “RnBHill”, “JazzHeights” e “FunkPark”.

Ainda no mesmo dia, o Museu Nacional Grão, pelas 21h00, vai receber os MAU (Miguel Ângelo Silva, Mário Delgado e Mário Costa), liderado pelo contrabaixista Miguel Ângelo,

Na quinta-feira (22 de julho), o segundo dia do festival vai começar com Carlos Peninha Quarteto, formado por Carlos Peninha, Miguel Ângelo, João Mortágua e Leandro Leonet, um concerto que se baseia na sua última gravação - o CD “Ponto de Vista”. A atuação vai ter lugar na Casa do Miradouro, pelas 19h00.

Mais tarde, às 21h00, o Parque Aquilino Ribeiro vai receber o Colectivo Gira Sol Azul e Tony Momrelle, com direção musical de Joaquim Rodrigues.

No dia 23, depois de três dias de concertos, há workshop de Jazz às 17h00, no Hotel Grão Vasco. Sob a orientação dos MAU (Miguel Ângelo Silva, Mário Delgado e Mário Costa), os participantes vão ser convidados a subir ao Palo para mostrar o resultado da exploração dos instrumentos sobre a linguagem do Jazz.

Às 19h00, o novo disco dos ¡GOLPE! vai tocar na Casa do Miradouro, com a participação do contrabaixista japonês Masa Kamaguchi e composições de Gonçalo Marques e João Lopes Pereira. Já no Parque Aquilino Ribeiro, Edu Miranda Trio e Luanda Cozetti.

No dia 24, o festival chega à Pousada de Viseu, às 17h00, ao som do piano de Luís Figueiredo em total improvisação. Às 19h00, Hery Paz, Javier Moreno e Marcos Cavaleiro - Vessel Trio - chegam à Casa do Miradouro para mais um diálogo sobre as experiências e descobertas de cada um. No Parque Aquilino Ribeiro, às 21h00, Femi Temowo, ex-guitarrista de Amy Winehouse, sobe ao palco para nos mostrar a essência do jazz britânico.

Já a Orquestra de Jazz de Espinho e o baterista Mário Costa vão atuar a 25 de julho no Teatro Viriato. Mário Costa, que tem partilhado os palcos com alguns dos músicos mais importantes do panorama europeu, junta-se à Orquestra de Jazz de Matosinhos.

A música africana vai encerrar o Que Jazz É Este, também marcado para 25 de julho, com os Carapaus Afrobeat - nove músicos brasileiros e portugueses. O grupo fez recentemente o álbum 'Dois'.