Geral

21 de 07 de 2021, 11:50

Cultura

Começa esta quarta-feira mais uma edição do Que Jazz É Este... mas há alterações

Durante cinco dias, sete espaços da cidade de Viseu vão receber dezasseis concertos e várias outras iniciativas. Veja aqui o que mudou na programação

festival jazz ao domicilio viseu

Arranca esta quarta-feira (21 de julho) a nona edição do Que Jazz é Este?, o festival que promete trazer o melhor da música jazz a Viseu até domingo (dia 25).

Durante cinco dias, sete espaços da cidade vão receber dezasseis concertos e uma mão cheia de concertos ao domicílio, um workshop de jazz, conversas, oficinas e vinte horas de rádio num festival que pauta pela diversidade.

Ainda assim, a programação vai continuar com algumas alterações. Os concertos que estavam agendados para o Parque Aquilino Ribeiro passam agora para o jardim da Casa do Miradouro, onde o acesso é restrito ao público do festival que tenha efetuado a reserva.

Já o concerto previsto com o coletivo Gira Sol Azul e o convidado especial Tony Momrelle foi adiado para uma data a ser anunciada. Já o Carlos Peninha Quarteto passa a atuar na quinta-feira (dia 22) às 21h00, enquanto Elisa Rodrigues e Feodor Bívol estará às 19h00.

Também vão atuar os Innerville, MAU, Luís Figueiredo, Femi Temowo e a Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa.

O Jornal do Centro vai participar nesta iniciativa, acolhendo a Rádio Rossio, um dos projetos mais marcantes do evento e que vai invadir nos próximos dias os estúdios da Rádio Jornal do Centro.

A diretora do evento, Ana Bento, lembra que a Rádio Rossio tem merecido toda a atenção da organização e merecia uma alternativa face ao contexto atual da pandemia.

“Por isso, a Rádio Jornal do Centro disponibilizou-se para acolher todos os programas nos horários em que estavam planeados e para serem realizados nos seus estúdios, na sua frequência (98.9 FM) e no online”, explica. A Rádio Rossio também vai passar pelos estúdios da Emissora das Beiras e da Estação Diária.

Ana Bento assume que a preparação da programação para a edição deste ano constituiu como um grande desafio diante das adversidades provocadas pelo aumento dos casos de Covid-19 em Viseu.

“Estávamos convictos de que, com esta experiência e um conhecimento maior do desenvolvimento das coisas e do que é possível fazer e não fazer, seria muito mais fácil erguer esta nona edição. Na realidade, erguemos com imensos obstáculos principalmente nas últimas semanas, em que o número de casos disparou em flecha, as medidas apertaram-se e as pessoas estão com muito receio”, explica.

Apesar dos receios, a organizadora assegura que não tem havido focos de contágio nos eventos culturais e que as regras têm sido “extremamente cumpridas”. Por causa da pandemia, há agora mais palcos e os concertos têm também transmissão online.

Ana Bento salienta a diversidade do programa, desde duos e concertos mais intimistas “como é o caso de Elisa Rodrigues e o guitarrista Feodor Bivol” à atuação dos Carapau Afrobeat, “em que temos um coletivo de nove músicos em palco”.

“Depois, temos o Edu Miranda Trio, que nos traz sonoridades mais tropicais ligadas à cultura africana e brasileira, e projetos com uma linguagem mais contemporânea e experimental como os Golpe, que trazem como convidado especial Masa Kamaguchi no contrabaixo, ou os Vessel Trio, que é um encontro de músicos estrangeiros com o baterista Marcos Cavaleiro”, revela.

Além dos concertos, o Que Jazz é Este? também apresenta outras novidades como conversas que, segundo Ana Bento, serão “dirigidas a artistas das diversas áreas, onde vamos abordar temas como o direito de autor e os direitos dos artistas, além da gestão das redes sociais”.

O Jazz ao Domicílio vai trazer o jazz aos jardins do Hospital Psiquiátrico de Abraveses, ao Internato Vítor Fontes, ao Lar de S. Caetano e ao Centro de Deficientes Profundos de St. Estevão com atuações asseguradas por alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela e pelo Combo Jazz Gira Sol Azul.

O festival também vai realizar o 13.º Workshop de Jazz de Viseu, este ano sob a orientação dos músicos Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa. O concerto de apresentação acontece no jardim do Hotel Grão Vasco.

Decorrerão também mais duas oficinas de música, uma em forma de orquestra de guitarras elétricas e outra que explora a ideia de rádio pirata, dirigidas ao público em geral.


Concertos

21 de julho
- 19h00m/ InnerVille/ Jardim da Escola Profissional Mariana Seixas
- 21h00m/ MAU/ Museu Nacional de Grão Vasco

22 de julho
- 19h00m/ Elisa Rodrigues/ Casa do Miradouro
- 21h00m/ Carlos Peninha Quarteto/ Casa do Miradouro

23 de julho
- 17h00m/ Concerto de Apresentação do 13º Workshop de Jazz de Viseu/ Hotel Grão Vasco
- 19h00m/ ¡GOLPE!/ Casa do Miradouro
- 21h00m/ Edu Miranda Trio feat Luanda Cozetti/ Casa do Miradouro

24 de julho
- 17h00m/ Luís Figueiredo/ Pousada de Viseu
- 19h00m/ Vessel Trio/ Casa do Miradouro
- 21h00m/ Femi Temowo/ Casa do Miradouro

25 de julho
- 17h00m/ Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa/ Teatro Viriato
- 19h00m/ Carapaus Afrobeat/ Casa do Miradouro