Geral

03 de 05 de 2023, 15:18

Cultura

Exposição reúne peças feitas por crianças

Mercado de Armamar recebe até 15 de maio a exposição que resulta do trabalho realizado no projeto "FazParte!"

exposição fazparte armamar

Várias crianças fizeram desenhos, pinturas e fotografias que estão agora em exposição no Mercado Municipal de Armamar, numa ação organizada pela Associação Bagos D’Ouro, que apoia menores carenciados.

Até 15 de maio, a comunidade de Armamar pode ver como foram desenvolvidos os projetos de expressão artística da primeira edição do “FazParte!”, que visa combater a exclusão social através da arte. O programa promove a educação artística com projetos dedicados à arte e à cultura.

As crianças e jovens de Armamar contribuíram para o projeto com a criação de estruturas artísticas concretizadas pelo coletivo de arquitetura FAHR e pelo artista Tiago Godmess. As três peças encontram-se agora expostas no espaço público do concelho.

No Mercado de Armamar, estão expostos os materiais de processo das oficinas criativas que compuseram o projeto ao longo de mais de um ano e os seus resultados, nomeadamente desenhos, pinturas, fotografias e objetos de carácter expressivo concebidos pelas crianças, além de ilustrações de Helena Rocio Janeiro e Eva Evita e textos de Afonso Cruz.

“Para nós, enquanto associação, a sensação é de dever cumprido. Esta primeira edição do “FazParte!” mostrou-nos que o molde do projeto é vencedor. As nossas crianças e jovens estiveram em contacto uma extensa variedade de artistas e mediadores culturais, que dinamizaram várias atividades, do desenho à pintura, da ilustração à arte urbana em espaço público, como aconteceu em Armamar (com a construção de peças para espaços dedicados às crianças) ou em Alijó e Tabuaço onde realizamos dois murais num processo colaborativo entre o street artist The Godmess e os alunos de cada uma das escolas”, disse Maria Inês Taveira, coordenadora geral da Bagos D’Ouro.

O “FazParte!” permitiu a realização de mais de 240 horas de atividades e contou com a colaboração de uma vasta equipa de artistas, arquitetos, mediadores culturais, autores e criativos.