Geral

21 de 10 de 2021, 12:42

Cultura

Exposição em Lamego presta tributo ao trabalho dos homens do Douro

Galeria de arte do Solar da Porta dos Figos está a receber a exposição “Douro Inconvencional” até 20 de novembro

exposição douro inconvencional

A galeria de arte do Solar da Porta dos Figos, em Lamego, está a receber a exposição “Douro Inconvencional”, que apresenta pinturas que retratam a vida de todos quantos trabalham nos vinhos da região do Douro.

A mostra é da autoria de Nuno Castelo, pseudónimo de Nuno Filipe da Silva Costa. Segundo o pintor, a intenção passa por prestar tributo ao trabalho feito nas regiões vinhateiras.

“Estes quadros representam um percurso que fiz ao longo de quase 30 anos sobre o Douro. Inserem-se num estilo que criei e desenvolvo e que se chama de inconvencionalismo angular. É uma nova visão da arte e do Douro”, explica em declarações ao Jornal do Centro.

Nuno Castelo acrescenta que a maioria das obras expostas são baseadas “nos carregadores do Douro”.

“Chamo-lhes ‘homens garrafa’ porque procurei nos anos 90 a síntese do homem do Douro que carrega os cestos e cheguei à conclusão de que não existe síntese maior do que colocar o próprio homem dentro de uma garrafa, ou seja, o homem no vinho do Douro”, explicita.

O autor, que quase sempre escolheu o Douro para pintar, diz-se muito feliz por expor os quadros em Lamego. “Comecei a pintar em 1993 e 1994 e comecei logo a pintar o Douro e a ‘colocá-lo’ à minha maneira. A marca da minha pintura são os pés desproporcionados e muito grandes. Mais tarde, comecei a colocar também mãos enormes”, afirma.

Nuno Castelo, que chegou a pintar com base nos estilos expressionista e surrealista, diz que a sua pintura é diferente “já que nem é expressionismo nem surrealismo nem cubismo”.

A exposição está aberta ao público entre as 10h00 e as 18h00 de terça-feira a domingo, com entrada livre até 20 de novembro.