Geral

28 de 04 de 2022, 10:12

Cultura

Filha de José Saramago este sábado na Biblioteca de Moimenta da Beira

Violante Saramago Matos vai apresentar o livro “De memórias nos fazemos”, dedicado ao pai Nobel da Literatura

violante saramago matos 2

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Moimenta da Beira dinamiza neste sábado (30 de abril), às 21h00, a iniciativa "Encontros com as memórias de Violante Saramago Matos”, autora da obra “De memórias nos fazemos”, com apresentação a cargo de Ana Maria Oliveira.

A iniciativa, dinamizada pela Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, aborda o livro “De memórias nos fazemos”, da filha de José Saramago.

“É um livro cheio de histórias da sua relação ‘cúmplice’ com o pai, de respeito e de amor para a eternidade. A única filha do escritor laureado com o Prémio Nobel de Literatura conta como este lhe ensinou a não escrever sobre o que não sabia e como um olhar do escritor lhe serviu muitas vezes de lição de vida. O livro foi escrito no ano em que, se vivo fosse, José Saramago faria 100 anos”, sintetizaram os promotores.

Antes, no mesmo dia, Violante Saramago Matos vai estar na Biblioteca Municipal de Viseu, às 15h00, num encontro onde também vai contar histórias para toda a família.

Violante Saramago Matos nasceu em Lisboa, em 1947, e licenciou-se em Biologia. Publicou livros como “Quinas, pelo Mar Fora…” (2018), “Quinas, uma Viagem à Ria” (2019), “Tixa a Presidente!” (2019) e “Quando o Verão Amadurece” (2020).