Geral

14 de 04 de 2021, 18:37

Cultura

Lamego incentiva a leitura em iniciativas marcadas para a próxima semana

Câmara vai organizar Semana da Leitura, que passará pelas bibliotecas do concelho

livro

A Câmara de Lamego vai organizar, na próxima semana, a iniciativa Semana da Leitura. Entre 19 e 23 de abril, as bibliotecas vão ser palco de uma “grande festa” à volta dos livros que visa estimular os hábitos de leitura junto dos mais jovens.

A maioria das atividades decorrerá online por causa da atual pandemia. O poeta Fausto Guedes Teixeira, natural de Lamego, vai ser lembrado nesta iniciativa.

Ana Catarina Rocha, vereadora da Educação na Câmara, defende que este evento é uma oportunidade para os mais novos conhecerem a obra do poeta que nasceu e morreu na cidade de onde foi natural.

“Vamos fazer um tributo a Fausto Guedes Teixeira e também vamos permitir que os mais novos descubram este nosso grande poeta que marcou a literatura portuguesa do século XX”, afirma.

A 23 de abril, a companhia de teatro Filandorra fará uma recriação histórica sobre a vida e obra de Fausto Guedes Teixeira no Museu de Lamego às 18h00 e o espetáculo Descobrir Lamego com a fadista Teresa Tapadas e o tenor Carlos Guilherme no Teatro Ribeiro Conceição a partir das 21h00.

Ana Catarina Rocha refere que o programa da Semana da Leitura será adaptado aos diferentes níveis de ensino.

“É um evento muito importante para o município. Entendemos envolver todas as entidades públicas e privadas com bibliotecas que fazem parte da Rede de Bibliotecas a programar a nossa Semana de Leitura. É um programa muito completo que vai decorrer nas diversas instituições escolares e nos dois agrupamentos de escolas”, afirma a vereadora.

A Semana da Leitura incluirá atividades dedicadas a escritores, contadores de histórias, alunos, professores, pais e encarregados de educação, workshops criativos, dramatizações, conferências e música.