Geral

27 de 09 de 2022, 11:59

Cultura

Museu Nacional Grão Vasco vence prémio internacional

Espaço museológico distinguido por peritos

Museu Grão Vasco viseu

O Museu Nacional Grão Vasco, de Viseu, conquistou o Experts' Choice Award, um galardão atribuído por peritos na área do turismo na categoria de atrações turísticas. A distinção foi conhecida esta semana e apanhou de “surpresa” a diretora do espaço museológico.

“Este prémio é atribuído por um conjunto de especialistas e que tem a ver com publicações que aparecem em revistas, jornais e guias turísticos especializados. É uma escolha dos peritos”, começou por explicar Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Grão Vasco, salientando que a instituição foi destacada por “experts em turismo na vertente de atrações turísticas". Os prémios distinguem ainda restaurantes e hotéis.

“O museu foi distinguido sobretudo pelos artigos que foram publicados em dois guias/sites de viagens internacionais, que visitaram o Grão Vasco e que o colocaram com uma pontuação bastante alta, temos uma pontuação de oito em dez”, refere a responsável.

Segundo Odete Paiva, o Museu da Acrópole, em Atenas, tem uma pontuação de nove em dez. “Isto deixa-nos numa posição muito confortável em termos de atrações turísticas no mundo inteiro”, frisa.

Em declarações ao Jornal do Centro, a diretora do Grão Vasco confessa que foi com surpresa que recebeu o prémio. “Isto não é nada a que se concorra, a um determinado momento recebemos um e-mail a dizer parabéns porque fomos indicados por várias revistas e, portanto, isto dá-vos acesso a esta categoria. Foi uma surpresa para nós”, afirma.

Odete Paiva não esconde o “orgulho” que ela e a equipa do Museu Nacional sentem com este prémio e com o facto de no “outro lado o mundo, nos Estados Unidos, conhecerem” o Grão Vasco.

O museu, localizado no adro da Sé de Viseu, foi visitado este ano por 27 mil pessoas. Os dados atuais, apontam para um ligeiro crescimento face a 2021.