Geral

16 de 11 de 2021, 10:52

Cultura

O fim do mundo e o espaço comum em cena na ACERT

Espetáculo “Não Vamos Mudar Nada” vai cruzar o teatro e a dança. Peça será apresentada sexta-feira e sábado

peça Não Vamos Mudar Nada

A ACERT, em Tondela, vai receber esta sexta-feira e sábado (19 e 20 de novembro) a peça “Não Vamos Mudar Nada”, que pretende cruzar as artes do teatro e da dança.

Filipa Duarte e Guilherme Barroso irão estar em cena neste espetáculo que tem como pano de fundo o fim do mundo, a questão de como o mudar e o espaço comum onde os dois interpretes vão experimentar diálogos e interações à volta desse mesmo espaço.

Uma peça que reflete sobre “a ideia de atentar contra o mundo”, mas também sobre a dúvida se “não andará o desejo de mudança de mãos dadas com sistemas de opressão”.

“É fácil situarmo-nos no que conhecemos enquanto verdade (absoluta), movermo-nos no que consideramos real e passível de existir. E quando chega ao fim? O que resta? Um atentado prestes a acontecer. Ou um mapa para a revolução interior. Ou um desenho da trajetória da opressão. Ou um ensaio para todos nós, que nos esquecemos de pensar. Uma enorme explosão, derradeira - onde tudo começa”, resume a sinopse.

O espetáculo foi criado por Filipa Duarte e Guilherme Barroso perante a “situação de impotência” provocada pela pandemia da Covid-19 e que levou os criadores a pensar e a explorar o tema num processo de pesquisa feito com Guilherme Filipe no texto e Francisco Camacho na dança.

A peça será apresentada sexta-feira e sábado às 21h45, no Auditório 2 da ACERT.