Geral

26 de 07 de 2021, 14:21

Cultura

Obras no Museu Grão Vasco arrancam nas próximas semanas

Intervenções foram anunciadas pelo primeiro-ministro. Só na fachada serão investidos cerca de 150 mil euros. Odete Paiva, diretora do Museu, diz que obras estão para breve

Museu Grão Vasco viseu

A diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Odete Paiva, mostrou-se satisfeita com o anúncio do primeiro-ministro António Costa de que vai haver obras de requalificação no espaço museológico em Viseu.

O anúncio foi feito no passado fim de semana durante a apresentação da candidatura do socialista João Azevedo para a Câmara de Viseu nestas autárquicas. Em declarações ao Jornal do Centro, Odete Paiva diz que já tinha comunicado algumas preocupações sobre o museu ao chefe do Governo.

“Fiquei muito satisfeito pelo anúncio porque percebi que tinha reconhecido a urgência das minhas preocupações quando visitou o Museu. Tive a oportunidade de passar-lhe um conjunto de preocupações, além de mostrar o que o Museu tinha de absolutamente extraordinário, incluindo os nossos tesouros nacionais”, afirmou.

A primeira obra, que não conta com apoios do Plano de Recuperação e Resiliência, vai acontecer nas próximas semanas e visa a requalificação da fachada do edifício do museu, num investimento de cerca de 150 mil euros.

Segundo Odete Paiva, o projeto já foi adjudicado e pode estar em vias de avançar. “É uma coisa que se espera que venha a ser rápida. Esta é uma intervenção de consolidação e recuperação das fachadas, de limpeza e de preenchimento de lacunas que tem a ver com a parte arquitetónica”, explica.

A diretora do Museu Grão Vasco defende que esta obra inicial visa assim “conversar um edifício que é um monumento nacional, o Paço dos Três Escalões, que alberga o Museu”.

O interior do museu vai também ter algumas alterações. Odete Paiva refere que a direção está a fazer estudos com vista a preparar uma intervenção que pretenderá substituir “equipamentos que estão a funcionar há 20 anos” e melhorar a sustentabilidade do Museu.

Criado em 1919, o Museu Nacional Grão Vasco situa-se no Adro da Sé. Durante a apresentação de João Azevedo, António Costa lembrou ter visitado o espaço há cerca de dois anos, na altura em que percorreu a Estrada Nacional 2, e ouvido as queixas de Odete Paiva sobre o estado de conservação e a necessidade de uma intervenção.