Geral

08 de 06 de 2021, 18:54

Cultura

Mais de 500 artistas e 36 espetáculos durante um ano em Lafões

Programação em rede vai juntar dança, teatro, música e tradições regionais

lafões terra cultura

Os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela apresentaram esta terça-feira (8 de junho) a programação do projeto cultural em rede Lafões Terras de Cultura, que vai juntar dança, teatro, música e tradições regionais.

Ao todo, vão participar mais de 500 artistas em cerca de 36 espetáculos e nove ações que vão percorrer toda a zona de Lafões ao longo de um ano. A iniciativa arranca no próximo mês de julho.

Aos jornalistas, a vereadora da Cultura da Câmara de Oliveira de Frades, Clara Vieira, apresentou as três primeiras propostas. A primeira iniciativa vai ser o Filarmonias, que vai decorrer de junho a agosto e pretende ser “um festival intermunicipal de bandas filarmónicas que se vão realizar em três dias, um em cada concelho, com nove bandas”.

“O festival Polifonias será dedicado ao canto polifónico e irá também acontecer em três dias, em locais diferenciados”, dedicando-se ao património imaterial de Manhouce, Carvalhal de Vermilhas e São João da Serra. Além disso, será dada uma nova roupagem ao conhecido Hino de Lafões, feita por agentes culturais da região.

Já Teresa Sobrinho, vereadora da autarquia de S. Pedro do Sul, revelou que decorrerá em setembro o projeto Origens, que “será uma instalação artística e espetáculo com enfoque nas tradições regionais, envolvendo agentes culturais de dança, teatro, gastronomia, folclore e novas artes performativos”.

“No património musicado, queremos levar grupos tradicionais a fazer concertos em locais que são património classificado. Decorrerão em outubro e depois em abril e maio de 2022. Temos ainda o Cut Lafões, que visa potenciar os jovens para o cinema e a realização, promovendo um festival intermunicipal de curtas-metragens que têm de ser rodadas em Lafões”, acrescentou.

Já a vereadora da Câmara de Vouzela, Carla Maia, indicou que as escolas secundárias da região vão receber concertos de orquestras em dezembro, sendo que serão feitas três atuações “nas escolas secundárias de cada concelho”.

No Ano Novo, para celebrar o Dia dos Reis, em janeiro de 2022, será realizada uma outra iniciativa que consiste em “performances artísticas itinerantes que irão envolver o património histórico num formato de recriação histórica com o tema centrado no cantar dos Reis”. Por fim, entre fevereiro e março de 2022, decorrerá um festival de novos talentos da música ligeira denominado Lafões On.